Conheça os alimentos que reduzem as chances de você ter perda de audição
Todo mundo sabe que, para ter uma boa saúde, é importante escolher devidamente os alimentos que serão consumidos – afinal, uma alimentação regrada, rica em nutrientes, é sinônimo de um organismo saudável e fortalecido. Mas você sabia que os ingredientes escolhidos para o prato podem influenciar, inclusive, na nossa audição?
Fazendo a seleção certa, além de ter uma dieta mais nutritiva, você reduz – e muito – os riscos de ter perda de audição com o passar dos anos. Confira a matéria para descobrir no que apostar:
Alimentos ricos em potássio são indispensáveis para a audição
Um dos nutrientes mais importantes para a audição é o potássio – e, por isso, alimentos ricos nessa substância aparecem como os mais indicados para evitar qualquer tipo de problema relacionados a ela! Por ser responsável pela transmissão dos impulsos nervosos, é muito importante que esse mineral não apareça no organismo em pouca quantidade e que seja devidamente absorvido.
A banana é um dos alimentos que tem uma boa quantidade de potássio em sua composição – mas não o único. Além da fruta, você também pode apostar em batata, amêndoas, leite e abacate, por exemplo.
Vitaminas C e E também devem fazer parte do cardápio
Vitaminas também são importantes para o bom funcionamento do organismo – e a C e a E ajudam, especialmente, na audição. Isso porque, além de melhorarem o sistema imunológico, elas aumentam a circulação sanguínea, suprem deficiências nutricionais e evitam o surgimento de infecções que podem atrapalhar essa função.
Frutas cítricas – como laranja, limão e abacaxi, por exemplo – auxiliam na absorção de vitamina C, enquanto espinafre, brócolis, óleo de girassol, tomate e kiwi garantem a vitamina E no organismo.
Peixes são indicados pela presença do ômega 3
Outro alimento muito indicado para a audição é o peixe por ser rico em ômega 3. Essa substância muito conhecida por fazer bem para a saúde do coração também é indicada para essa função por ser um ácido graxo capaz de reduzir o desenvolvimento da perda auditiva. Uma pesquisa feita em um hospital dos Estados Unidos, inclusive, indicou que o consumo de duas ou mais porções desta carne magra trazem benefícios ainda maiores para a audição feminina.
Lembrando que outros alimentos ricos em ômega 3 também podem ser consumidos com esse objetivo – como é o caso das sementes de chia, do camarão e da couve, por exemplo.