O que é melatonina? Entenda como esse hormônio é essencial para o nosso sono
Quem é que não gosta de descansar após um longo dia de trabalho? Dormir é uma das coisas mais importantes para evitar o estresse, a ansiedade e garantir bem-estar físico e psicológico. Mas o que muita gente não sabe é que existe um hormônio específico que auxilia o nosso corpo nesse processo: a melatonina – que é naturalmente produzida pelo nosso corpo – é responsável pela indução do sono. Quer conhecer melhor esse hormônio e como ele atua? É só continuar lendo!
Como a melatonina é produzida?
A melatonina é produzida pela glândula pineal, que faz parte do epitálamo e fica localizada na parte central do cérebro. Essa glândula só é ativada quando a luminosidade do ambiente está baixa e, por isso, a produção de melatonina ocorre na parte da noite, estimulando o nosso sono. Interessante, né?
Melatonina é indicada para quem tem dificuldade em dormir
Para quem tem dificuldade de engatar no sono, uma boa dica é tomar suplementos de melatonina. Mas lembre-se de que é sempre importante consultar um médico para começar a consumir o hormônio. A melatonina também é indicada para quem costuma ter sono mais leve ou tem dificuldade de descansar. No entanto, vale destacar que ela não ajuda a resolver todos os problemas de insônia, pois o hormônio é responsável apenas pela indução do sono – o que não resolve todos os casos da doença.
Hormônio tem efeito antioxidante
Outro ponto positivo é que a melatonina atua como antioxidante no corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular e alguns estudos também apontam que ela pode prevenir certos tipos de câncer. Além disso, o hormônio pode ser usado no tratamento de enxaquecas, problemas no sistema nervoso e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Melatonina suplementada é muito indicada para idosos
Com o passar dos anos, a produção natural de melatonina costuma diminuir no organismo. Por isso, é comum que idosos tenham uma quantidade menor do hormônio. Neste caso, os médicos costumam receitar suplementos de melatonina, que ajudam a induzir o sono e também tratar problemas comuns da idade avançada – como a doença de Parkinson.
Hormônio também é indicado para crianças autistas
A melatonina também costuma ser indicada para crianças autistas, pois estimula o sono e combate a dificuldade em dormir. Vale destacar que o hormônio também ajuda a melhorar sintomas de ansiedade, irritabilidade e, consequentemente, o comportamento da criança. Mesmo assim, lembre-se de que é muito importante consultar um médico antes de introduzir o consumo da melatonina.
Existem alimentos que estimulam a produção de melatonina
Muita gente não sabe, mas existem alimentos que estimulam a produção de melatonina no organismo – em especial frutas como banana e abacaxi, que têm propriedades relaxantes e também estimulam a produção de serotonina. Os aspargos também são recomendados para tratar a insônia, pois fornecem o triptofano (um aminoácido que estimula a síntese de serotonina). Para incentivar a produção de melatonina, acrescente também sementes e oleaginosas como as nozes, que também são fontes de triptofano e antioxidantes.
Obs.: Vale destacar que os alimentos apenas estimulam a produção de melatonina. Caso você queira consumir o hormônio diretamente, deve recorrer a um suplemento.