Os benefícios do açafrão-da-terra, a famosa cúrcuma
O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é um tipo de raiz que pertence à mesma família do gengibre – é altamente aromático, tem uma cor amarela intensa e se destaca por ser altamente nutritivo (rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, vitaminas e minerais). Geralmente, a cúrcuma é usada para temperar risotos, sopas e até mesmo vitaminas, sucos ou chás detox, pois tem grande potencial termogênico. Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios do açafrão-da-terra, suas diferenças com relação ao açafrão comum e seus possíveis usos na cozinha. Vale a pena conferir!
Açafrão e cúrcuma são a mesma coisa?
Antes de tudo, é válido destacar que o açafrão-da-terra (ou cúrcuma) é diferente do açafrão comum. Enquanto o primeiro é um tipo de gengibre amarelo fonte de curcumina (um pigmento antioxidante), o segundo é extraído da planta Crocus sativus e tem uma coloração avermelhada. A boa notícia é que ambas as especiarias são ricas em substâncias terapêuticas e funcionam como tempero. Vale a pena experimentar as duas!
Para que serve o açafrão-da-terra e como usá-lo no dia a dia?
Para quem quer usar a curcumina com mais frequência na alimentação, a nossa dica é usar a especiaria em pó para preparar curry (tempero feito com diferentes ervas e especiarias), temperar frangos, incrementar molhos, caldos, sopas, refogados de legumes, sucos, omeletes, tapiocas e também conceder cor e sabor às receitas de risotos. O açafrão-da-terra deixa os pratos mais saborosos e ainda fornece nutrientes e substâncias, como o composto turmerona, que faz bem para a saúde do cérebro e do coração.
Açafrão-da-terra auxilia na perda de peso e desintoxica o organismo
Um dos principais benefícios do açafrão-da-terra é a sua ação desintoxicante – isto é, ajuda a eliminar as toxinas do fígado e a manter o organismo em equilíbrio. Por conta disso, inclusive, ele evita o acúmulo de líquidos e consequentemente auxilia na perda de peso. A cúrcuma também é considerada um importante termogênico – isto é, acelera o metabolismo, aumenta a temperatura do corpo e ajuda significativamente na queima de gordura corporal.
Apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e anticâncer
A curcumina, pigmento antioxidante responsável pela coloração amarela do açafrão-da-terra, faz muito bem para a saúde da pele, dos cabelos e ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. Além disso, a cúrcuma é fonte importante de substâncias anti-inflamatórias que ajudam a amenizar dores e contribuem para a perda de peso. Por ser fonte de polifenois e de outros compostos antioxidantes (como a curcumina), a cúrcuma também apresenta ação anticâncer, pois protege as células contra os radicais livres e também evita os riscos de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.
Especiaria é fonte de cálcio, potássio, ferro, vitaminas B6 e C
Além de agregar sabor às receitas, o açafrão-da-terra também pode acrescentar muito em termos nutricionais. Por ser fonte de cálcio e potássio, por exemplo, ele auxilia na saúde dos ossos, músculos e no controle da pressão arterial. Além disso, fornece ferro, vitamina B6 (piridoxina) e vitamina C – nutrientes que evitam a anemia, fortalecem o sistema cardiovascular e o sistema de defesa do corpo.
Cúrcuma ajuda no processo de digestão e alivia dores no estômago
Outro ponto interessante do açafrão-da-terra é que ele fornece uma boa quantidade de fibras solúveis que auxiliam no processo de digestão e evitam problemas no aparato gastrointestinal. Por conter substâncias medicinais (analgésicas e anti-inflamatórias), a cúrcuma também é indicada para tratar problemas estomacais e evita o surgimento de úlceras quando consumida a longo prazo.