Os benefícios do espinafre na alimentação
Você sabe quais são os benefícios do espinafre orgânico para a saúde? Incluir o alimento três vezes por semana na sua alimentação é uma boa forma de prevenir ou melhorar a anemia, a prisão de ventre e ainda melhorar a saúde ocular. O espinafre é rico em fibras, vitaminas e minerais, e pode ser consumido em saladas, bebidas, molhos, pratos cozidos ou refogados. Confira mais informações sobre os benefícios do espinafre.
Espinafre: benefícios do alimento vão do combate à anemia à melhora da visão
Combate à anemia
Um dos benefícios mais populares do espinafre é que ele ajuda no tratamento da anemia. Isso acontece porque essa folha é rica em ferro e ácido fólico, minerais que influenciam na produção de hemoglobina. Um paciente anêmico tem os níveis de hemoglobina mais baixos do que o recomendado, por isso, o consumo de espinafre ajuda a aumentar.
Para potencializar a absorção dos minerais, é recomendado que o espinafre seja consumido com alimentos ricos em vitamina C, como o suco de espinafre.
Fortalecimento dos ossos
Para melhorar a saúde dos ossos, o espinafre é rico em cálcio, fósforo e magnésio. Manter uma dieta com alimentos que contêm essas substâncias ajuda a fortalecer a estrutura óssea do corpo e a evitar doenças como a osteoporose, muito comum em mulheres.
Melhora da prisão de ventre
Para quem precisa lidar com a constipação constantemente, o principal benefício do espinafre é que ele é rico em fibras. Assim como outros alimentos, como a banana e o mamão, as fibras do espinafre aceleram o processo de digestão e os movimentos do intestino, e ajudam na liberação das fezes.
Melhora da saúde ocular
Nutrientes como a vitamina A, o betacaroteno e os outros antioxidantes presentes na composição natural do espinafre são os responsáveis pela melhora da saúde ocular. Eles agem mantendo as membranas oculares saudáveis e combatendo os radicais livres que podem prejudicar a funcionalidade dos olhos.
Melhora do sistema imunológico
A vitamina A que atua na melhora da saúde ocular se junta à vitamina C, também presente no espinafre, e ajuda a fortalecer as células de defesa do sistema imunológico. Assim, ele pode auxiliar na prevenção e combate de uma série de doenças.
Reduz a velocidade do envelhecimento da pele
Por ser um alimento rico em antioxidantes, o espinafre ajuda no combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Além disso, suas vitaminas e minerais também potencializam a produção de colágeno, o que vai melhorar a elasticidade da pele e suavizar a aparência de rugas e linhas de expressão.
Mesmo com benefícios, o consumo de espinafre deve ser controlado em alguns casos
Ainda que naturais e orgânicos, alguns alimentos têm consumo contraindicado por algumas pessoas devido à composição. O espinafre deve ser evitado ou ingerido sem muita frequência por quem tem tendência a cálculos renais e por quem toma medicamentos anticoagulantes.
No primeiro caso, o responsável é o oxalato, substância que faz parte da composição de cálculos renais e que está presente no espinafre. Em quem já tem a tendência ao desenvolvimento de pedras nos rins, o consumo regular do vegetal pode acarretar a condição renal.
Além disso, o espinafre pode alterar o tratamento de quem toma remédios anticoagulantes de forma contínua – geralmente, pacientes vasculares. Isso acontece porque o processo de coagulação do sangue depende da vitamina K. Enquanto os medicamentos anticoagulantes agem diminuindo a ação dessa substância no organismo, o espinafre e outras folhas verde escuras são ricos da mesma, logo, podem atrapalhar o tratamento se consumidos em grande quantidade.