Para que serve o chá de erva-cidreira? Conheça os benefícios da bebida
Dias frios pedem bebidas quentes, não é mesmo? Chás são sempre boas opções para se aquecer quando a temperatura está mais baixa, mas cada erva possui propriedades específicas que afetam o organismo diferentemente. O chá de erva-cidreira é uma ótima opção para ocasiões mais frias, pois ele é feito à base de uma planta medicinal com enormes potenciais curativos, além de diversos outros benefícios! Entenda para que serve o chá de erva-cidreira e como preparar a bebida!
Efeito detox é um dos principais benefícios do chá de erva-cidreira
Não são poucos os benefícios do chá de erva-cidreira! Cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio são alguns dos minerais presentes em sua composição. Eles ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, prevenindo casos de osteoporose e fraqueza óssea e combatendo quadros de gripe e resfriados.
Fonte riquíssima de vitaminas A, do complexo B, C e E, a planta medicinal acelera o metabolismo e estimula a digestão. Quando o assunto é redução da retenção de líquidos, incidência de gases ou outros problemas digestivos, o capim-limão é um dos chás favoritos!
A erva também possui propriedades antioxidantes, que ajudam diretamente na limpeza de substâncias nocivas para o organismo e na manutenção da saúde das células. O consumo regular do chá de erva-cidreira diminui os riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas, como Alzheimer e câncer. A bebida promove um efeito detox completo no corpo!
A planta medicinal é muito indicada para quem tem dificuldade para dormir
Além de todos os nutrientes que o chá de erva-cidreira apresenta para a saúde do indivíduo, ele também oferece outros tipos de benefícios para o organismo. A bebida tem ação calmante e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e estresse através do relaxamento dos órgãos, músculos e pele. O efeito tranquilizante do chá é muito positivo para pessoas que têm dificuldade para dormir. O indicado é tomar uma xícara do chá da bebida 30 minutos antes da hora de dormir!
Apesar do chá de erva-cidreira ter diversos tipos, ele não é indicado para gestantes ou lactantes, pois as reações durante o período de gestação e puerpério não são tão claras para os cientistas. Para consumir a bebida nesses casos, é fundamental consultar um médico que possa avaliar a situação clinicamente. Pessoas hipertensas ou que fazem uso de medicamentos sedativos também não devem consumir o chá para evitar irregularidades nos efeitos dos remédios.
Saiba como fazer chá de erva-cidreira
Você sabe fazer chá? Se não, não precisa se preocupar! O preparo do chá de erva-cidreira não tem mistério! Antes de qualquer coisa, você precisa ter à disposição as folhas da erva – seja da sua própria horta ou do mercado. Após lavar as folhas completamente, amasse-as suavemente com um pilão e reserve. Leve quantidade suficiente de água para esquentar no fogão e desligue o fogo antes do líquido ferver.
Coloque a erva-cidreira e a água aquecida no recipiente de ágata ou em um bule. A infusão leva aproximadamente 10 minutos para ser concluída. O chá pode ser combinado com gengibre e limão pra um efeito detox ainda mais concentrado! Por fim, sirva a bebida em uma xícara e aproveite a bebida para se aquecer no frio e relaxar o corpo!