Tempeh: o que é e como consumir esse alimento livre de glúten
Muito consumido em alguns países da Ásia, o tempeh (ou tempê) é uma comida originária da Indonésia que funciona como fonte importante de proteínas vegetais. Geralmente, ele faz bastante sucesso entre o público vegano e também pode ser consumido por celíacos, pois é livre de glúten em sua composição. Quer saber mais sobre esse alimento indonésio? É só continuar lendo!
O que é tempeh e quais são seus benefícios?
O tempeh é feito basicamente através do cozimento e fermentação de grãos de soja ou de feijão. Durante o processo de preparo (que pode durar até 36 horas), ele fica exposto ao fungo rhizopus oligosporus, que é o responsável pela fermentação. No final, o resultado é uma massa branca compacta que fica com um sabor parecido com o das nozes. Interessante, né?
Tem alto teor de proteínas, sendo indicado para o público vegano
O grande diferencial do tempeh é justamente o seu alto teor proteico, que ajuda a melhorar a dieta de veganos e vegetarianos, funcionando como substituto da carne. Por conter muitas proteínas, ele também ajuda a manter o sistema imunológico, os músculos e ossos sempre fortalecidos.
É fonte de vitamina B2, importante para o metabolismo e sistema circulatório
Por ser fonte de vitamina B2 (riboflavina), o tempê ajuda a melhorar o sistema circulatório (auxilia no processo de cicatrização) e participa das reações químicas do metabolismo. Esse ingrediente também é fonte de cálcio, magnésio, fósforo e outros minerais importantes para o funcionamento do organismo.
Ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico
Além de ser rico em proteínas vegetais, o tempeh se destaca por ter alto teor de fibras alimentares. Por conta disso, ele ajuda a controlar o colesterol (diminuindo os níveis de LDL, o colesterol “ruim” e aumentando os de HDL, o “bom”) e também regula a glicose no sangue, sendo indicado para a alimentação de diabéticos.
Como consumir tempeh no dia a dia?
A parte mais interessante do tempê é que ele pode ser consumido de diversas formas: cozido, frito, assado, refogado, usado em receitas de estrogonofe ou de saladas, por exemplo. A receita de tempeh fatiado e grelhado com azeite, servido com arroz integral e salada verde, por exemplo, é uma das preferidas dos vegetarianos. Uma boa dica para que ele fique bem saboroso é apostar em marinadas mais elaboradas (como mostarda, molho shoyu, alho, cebola e as ervas de sua preferência).