4 motivos para comer macarrão integral com ideias de receitas saudáveis
Optar pelo macarrão integral em vez do tradicional no seu dia a dia é, certamente, uma escolha bem saudável. Ele é uma ótima saída para quem precisa melhorar a alimentação, mas não consegue excluir as massas da rotina alimentar. Além de ser bem saborosa, a versão integral do macarrão oferece, para o organismo, algumas vantagens em relação à tradicional. Confira algumas delas aqui embaixo e aproveite para checar algumas receitas de pratos com macarrão integral e molhos que também fazem bem para o organismo.
1. Macarrão integral é rico em fibras
Assim como acontece com outros alimentos feitos com farinha integral, o macarrão integral é rico em fibras. Por isso, ele é um bom aliado de quem precisa ter uma alimentação que otimize o funcionamento do intestino. Isso porque as fibras estimulam o trânsito intestinal e facilitam a liberação das fezes. Além disso, elas também são responsáveis pela sensação de saciedade mais duradoura que o macarrão integral oferece. Por causa disso, ele também pode ser uma opção para quem está seguindo dietas de emagrecimento, já que ajuda a prevenir exageros e lanches entre as refeições principais.
2. O índice glicêmico do macarrão integral é mais baixo
Muita gente costuma se perguntar se macarrão integral engorda, já que sua versão tradicional carrega essa fama. Mesmo que os dois sejam carboidratos, enquanto o macarrão comum tem a absorção rápida e eleva o índice glicêmico do organismo, o integral é um carboidrato complexo. Isso significa que a digestão dele é um pouco mais lenta e faz com que o organismo recorra às reservas de gordura para se manter funcionando. Por isso, mesmo que ele não seja um alimento que vai fazer você emagrecer por si só, o macarrão integral também não gera um impacto negativo nos seus objetivos – se for consumido com os molhos certos. Com a orientação de um profissional para o ajuste de porções e frequência de consumo, ele pode até entrar na dieta de quem precisa controlar os níveis de glicose.
3. O macarrão integral ajuda a controlar o colesterol
Entre as diferentes dúvidas relacionadas ao macarrão integral, calorias e gorduras são muito comuns. Depois de descobrir que ele não engorda, outra vantagem desse alimento é que, no processo de digestão, suas fibras também absorvem a gordura no organismo e a expulsa por meio das fezes. Dessa forma, ele ajuda a diminuir as taxas de colesterol LDL – também conhecido como colesterol ruim -, ou seja: o excesso de gordura no sangue.
4. Alimento é rico em vitaminas e minerais
Além dos benefícios já citados, o macarrão integral ainda tem outras vantagens em sua composição. Ele é rico em vitaminas do complexo B, como B1 e B6, vitamina E e minerais como cálcio, magnésio, selênio e fósforo. Na prática, isso significa que ele ajuda no processo de fortalecimento dos ossos e dentes, ajuda a dar energia ao organismo, previne problemas cardiovasculares e pressão alta.
Como fazer macarrão integral? Receita pode ser saudável
Em dúvida sobre como fazer macarrão integral? As receitas são mais simples do que parecem. Para garantir os benefícios do alimento no seu prato, prefira o consumo com molhos que não tenham muita gordura e com acompanhamentos que fazem parte da sua rotina alimentar. Confira algumas receitas abaixo!