5 motivos para trocar o leite comum pela versão sem lactose
Existem vários tipos de leite: integral, desnatado, sem lactose… Geralmente as pessoas optam pelo leite integral, que é o mais tradicional e bastante rico em cálcio, mas essa versão possui maior teor de gordura e não é indicada para quem apresenta sensibilidade aos laticínios. Por outro lado, o leite sem lactose é uma opção que vem chamando a atenção do público e oferece vários benefícios à saúde. Embora tenha sido desenvolvido especialmente para quem sofre com intolerância à lactose, esse tipo de leite também pode ser consumido por outras pessoas e é tão nutritivo quanto o leite comum.
A dieta sem lactose é ideal para quem procura um estilo de vida mais saudável. Por isso, reunimos os principais motivos para substituir o leite de vaca integral pelo leite sem lactose. Dá uma olhada!
1) A intolerância à lactose é o principal motivo para consumir o leite sem lactose
O consumo de alimentos sem lactose é fundamental para quem apresenta sensibilidade ou intolerância à substância. Isso porque o açúcar natural do leite costuma provocar desconfortos e problemas intestinais a essas pessoas. Sintomas como gases, distensão abdominal, diarreia e sensação de inchaço são os mais comuns, principalmente quando a lactose é consumida de forma excessiva.
Como o leite é uma das principais fontes de cálcio e outros nutrientes importantes para o nosso organismo, a melhor alternativa é trocar o leite comum pela versão sem lactose. Dessa forma, é possível usufruir dos mesmos benefícios, mas sem passar mal.
2) Quem não tem intolerância também pode beber leite zero lactose
O leite zero lactose não é indicado somente para quem tem intolerância. Qualquer pessoa pode consumir o produto, pois, ao contrário do que se pensa, o produto não faz mal para quem não é intolerante. Ou seja, o Leite Zero Lactose Taeq é bom para todo mundo e pode ser incluído em qualquer cardápio sem problemas. A única atenção que se deve ter é que aqueles que não têm o diagnóstico de intolerância à lactose precisam consumir a substância a partir de outros produtos lácteos.
A explicação é simples: quem não tem sensibilidade alimentar não tem motivos para cortar de vez a lactose. Quando ela é consumida de maneira equilibrada pode até trazer melhorias para o organismo, auxiliando na produção de bactérias boas para o intestino.
3) O leite sem lactose contribui para uma vida saudável
Engana-se quem pensa que o Leite Zero Lactose é menos nutritivo do que o leite tradicional. O composto, na verdade, é basicamente o mesmo, com a exceção de que o estado da molécula de lactose já vem parcialmente ou totalmente “quebrado” para o consumo no leite sem lactose. Por isso, ele não faz mal para quem sofre com intolerância alimentar e, além de tudo, tem vários nutrientes fundamentais para manter o organismo saudável, como cálcio, potássio, zinco e outros minerais.
4) É possível oferecer leite zero lactose para bebês
O leite de vaca comum jamais deve ser oferecido aos bebês e recém-nascidos, porque esse é um dos alimentos que mais causam cólicas nas crianças e não são muito bem digeridos por elas. Então, além do leite materno, que é o mais indicado para a nutrição dos pequenos, o leite zero lactose também é uma possibilidade. Ele não provoca desconfortos abdominais e facilita a ingestão, sendo uma ótima opção para o cardápio dos menores. No entanto, é sempre fundamental conversar com o seu pediatra antes de fazer qualquer introdução na alimentação do recém-nascido.
5) A longo prazo, o leite sem lactose traz vários benefícios
Sem a presença da lactose na dieta, o organismo fica muito mais limpo, menos inchado e há menos formação de gases intestinais. Ao aderir ao Leite Zero Lactose Taeq, também é possível perceber que o intestino começa a funcionar muito melhor no dia a dia. Para quem sofre com um quadro de intolerância, os benefícios são ainda maiores, já que ocorre a diminuição de enjoos e diarréias. Para completar, o metabolismo fica mais acelerado e o processo de absorção de nutrientes se torna mais eficiente.
Para quem não tem o diagnóstico de intolerância à lactose, mas não se sente muito bem após ingerir laticínios, a dica é apostar no leite zero lactose e observar a reação do organismo.