Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 tipos de melão e as diferenças entre eles
Guia Culinário 09/02/2021

5 tipos de melão e as diferenças entre eles

Rico em água, vitaminas, antioxidantes e sais minerais, o melão é uma ótima fruta para hidratar o organismo e aumentar a imunidade. Mas você sabia que existem diferentes tipos dessa fruta? Apesar de serem bem semelhantes em termos nutricionais, as diferentes versões de melão têm sim algumas diferenças que devem ser levadas em consideração. Para se aprofundar mais esse assunto, nós separamos uma lista com diferentes tipos de melão para incluir na dieta. Confira!

Quais são os principais tipos de melão?

Assim como diversas frutas – tais como banana, maçã e mamão -, o melão pode ser encontrado em diferentes versões e utilizado de formas distintas na dieta, seja na forma de saladas, sucos, chás, smoothies ou consumido in natura (que é considerada a melhor forma para usufruir realmente de todos os nutrientes fornecidos pela fruta). Confira os principais tipos de melão e suas diferenças:

1. Melão amarelo

O melão amarelo é o tipo mais produzido e consumido no Brasil, destacando-se por ter um alto teor de bioflavonoides (substâncias antioxidantes), vitaminas A, do complexo B, C, fibras e minerais como potássio. Esse tipo de fruta ajuda a desintoxicar o organismo, contribui para a perda de peso e controle do colesterol. O melão amarelo se diferencia por ter a polpa branca (ou verde bem clara) e uma casca amarela levemente enrugada. Uma boa dica é consumi-lo in natura durante o café da manhã.

2. Melão cantaloupe americano (ou europeu)

Para quem não conhece, o melão cantaloupe americano (também chamado de europeu) se diferencia por possuir uma casca esverdeada e uma polpa laranja. Por ter uma consistência mais firme, ele acaba sendo muito utilizado no preparo de sucos, iogurtes e outros alimentos industrializados. Assim como o amarelo, ele possui um alto teor de fibras, vitaminas e minerais que contribuem para o funcionamento do organismo e fortalecem o sistema de defesa do corpo.

3. Melão cantaloupe italiano

Bem parecido com o americano, o melão cantaloupe italiano também tem uma casca verde grossa e uma polpa laranja bem nutritiva. No entanto, ele tende a ser consumido in natura (ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde) – enquanto o americano é muito utilizado no preparo de diferentes produtos. Esse tipo de melão tem uma grande quantidade de betacaroteno (pigmento antioxidantes) e é ótimo para repor os níveis de vitamina C no organismo.

4. Melão gália

Considerado um tipo de melão mais nobre – geralmente mais caro que os demais – o gália também é supernutritivo, saboroso e pode ser consumido tanto in natura quanto em saladas ou sucos. Ele se diferencia por ser pequeno, de casca amarela com “estrias” brancas e uma polpa esverdeada nas bordas e mais esbranquiçada para o meio. Além de saboroso, esse tipo de melão tem alto teor de vitaminas A, C, minerais (como potássio, ferro e cálcio), carotenoides e flavonoides que têm efeito detox, hidratante e fazem bem para a saúde da pele e da imunidade.

5. Melão pele de sapo

Bastante consumido no Brasil e exportado para a Europa, o melão pele de sapo também é nutritivo e rende diferentes receitas. Ele se diferencia por ser grande, ter um formato mais ovalado e uma casca verde bem escura com “estrias” claras. Sua polpa é esbranquiçada, enquanto a parte das sementes tem um tom mais alaranjado. Assim como os demais tipos da fruta, o melão pele de sapo contêm fibras alimentares, vitaminas (A e C) e minerais que não podem faltar na alimentação. Para ter uma dieta variada, a nossa dica é experimentar todos eles com o passar do tempo!