6 frutas com D para variar no cardápio
O universo das frutas é tão amplo e diverso que existe até mesmo uma área científica da horticultura, chamada de pomologia, que é dedicada exclusivamente para o estudo desse tipo de vegetal. Interessante, né? Os pomologistas se dedicam ao aprimoramento do cultivo e realizam diversas pesquisas sobre as diferentes árvores frutíferas existentes no mundo – que não são poucas! Você já parou para pensar, por exemplo, se existem nomes de frutas com a letra D e quais são elas? Para matar a sua curiosidade e ampliar o seu conhecimento no assunto, nós preparamos uma lista com 6 frutas com D e seus benefícios. Vale a pena dar uma conferida!
1. Damasco tem alto teor de fibras, potássio, ferro e betacaroteno (importante antioxidante)
Consumido tanto fresco (in natura) quanto na versão seca, o damasco é uma fruta originária da China que tem um aspecto bem semelhante ao do pêssego: é alaranjado, de casca macia e possui um sabor bem suave. Ele é muito indicado para o preparo de geleias ou mousses e também pode funcionar como ótimo aperitivo (neste caso, o ideal é recorrer à sua versão seca).
Essa fruta se destaca principalmente por ter um alto teor de fibras – sendo indicada para melhorar o sistema digestivo, controlar o colesterol e o índice glicêmico – e de minerais importantes, como ferro e potássio. Além disso, o damasco é fonte de betacaroteno, um pigmento antioxidante que tem ação rejuvenescedora, fazendo bem para a saúde da pele, dos cabelos e da imunidade.
2. Dendê é um fruto muito usado na produção de óleo e azeite
Popularmente conhecido como “palma-de-guiné”, o dendê é o fruto do dendezeiro (um tipo de palmeira) que costuma ser bastante cultivado no Nordeste brasileiro. A partir da polpa dessa frutinha, são produzidos óleos e azeites de dendê – ingredientes muito usados nas culinárias africana e brasileira que são fontes de vitaminas A, E e antioxidantes. Com o azeite de dendê, você pode preparar ótimos pratos tradicionais nordestinos, como vatapá e acarajé. Vale a pena experimentar!
3. Dekopon é um fruto híbrido rico em vitaminas A, C, do complexo B e diferentes minerais
Para quem não conhece, o dekopon é um fruto híbrido originado do cruzamento entre a tangerina ponkan com a kiyomi (fruta cítrica japonesa). De sabor ácido e ao mesmo tempo doce, esse fruto se destaca por ter um alto teor de vitaminas A, C e do complexo B, sendo muito indicado para fortalecer a imunidade contra gripes e resfriados. Além disso, o dekopon é fonte de fósforo, magnésio, potássio e substâncias antioxidantes que fazem bem para a saúde da pele, dos ossos e músculos. Vale a pena consumir essa fruta in natura ou até mesmo usá-la no preparo de geleias e sucos.
4. Dovyalis é uma fruta rara rica em fibras, vitamina C e antioxidantes
Também conhecida como abricó da flórida, a dovyalis é uma fruta exótica e nutritiva, originada de um cruzamento acidental que ocorreu na Flórida, nos Estados Unidos. Ela é pequena, redonda, de casca marrom e pode ser consumida tanto in natura quanto usada no preparo de sucos e doces. O grande destaque dessa fruta é que ela é muito rica em fibras (sendo indicada para o sistema digestivo), vitamina C e antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade, tem ação anti-inflamatória e anticâncer. O dovyalis também é ótimo para tratar anemia, pois tem alto teor de ferro e minerais como cálcio, fósforo e potássio.
5. Dióspiro (ou caqui) é rico em vitamina A, C, fibras e licopeno
É bem possível que você já tenha experimentado o caqui (também chamado de dióspiro) alguma vez na vida! Essa fruta é relativamente pequena, redonda, alaranjada e tem um sabor bem doce, sendo indicada para o preparo de doces (como sorvetes e mousses) ou sucos. No Brasil, o dióspiro é bastante cultivado nas regiões Sul e Sudeste e costuma se desenvolver bem em climas tropicais. Fonte de vitaminas A, C, fibras e licopeno (agente antioxidante), o caqui melhora o funcionamento do intestino e é ótimo para a saúde da pele.
6. Durião é uma fruta fedida com potencial afrodisíaco
Conhecido por ter um cheiro bem forte e fedorento, o durião (ou durian) é uma fruta de origem asiática bastante polêmica. Ele é bem parecido com a jaca, tem uma casca grossa e espinhenta e, apesar de ser famoso por seu cheiro ruim, ele possui propriedades terapêuticas, pois é fonte de vitaminas, antioxidantes e triptofano (aminoácido precursor da serotonina). O durião também é considerado um afrodisíaco natural e pode ser consumido in natura ou em forma de suco.