Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 alimentos que soltam o intestino
Guia Culinário 20/09/2022

7 alimentos que soltam o intestino

A busca por alimentos que soltam o intestino é comum no dia a dia de quem precisa lidar com a constipação, que pode ter nomes diferentes: intestino preso, preguiçoso e a popular prisão de ventre. Na prática, esse é o caso de pessoas que usam o banheiro para evacuar menos de três vezes por semana. Além de não ser agradável, a constipação pode causar cólicas, hemorróidas e outras complicações a longo prazo. Além de evitar os alimentos constipantes, você pode amenizar a situação aproveitando as propriedades laxantes dos que são permitidos junto de bastante água. Conheça, aqui embaixo, sete opções de alimentos que soltam o intestino!

1. Mamão é um dos alimentos que soltam o intestino ideais para comer pela manhã

O mamão deve ser uma das principais frutas no cardápio de quem tem intestino preso. Isso acontece porque ele é rico em fibras, água e magnésio – mineral que também estimula o trânsito intestinal. O efeito pode ser alcançado tanto com o mamão formosa quanto com o mamão papaya. O mamão pode ser consumido puro no café da manhã ou no lanche da tarde e também pode ser aliado a outros alimentos com propriedades parecidas em vitaminas e sucos.

2. Entre os alimentos que soltam o intestino, a aveia é um dos mais versáteis

Assim como acontece com outros tipos de cereais, a aveia é rica em fibras – exatamente o tipo de alimento que solta o intestino que deve ser buscado por quem tem intestino preguiçoso. Ela ajuda a regular a flora intestinal, algo que, consequentemente, otimiza o funcionamento do órgão. A aveia é muito versátil e pode ser consumida em diversas refeições junto com frutas – inclusive, forma uma boa dupla com o mamão -, em lanches, no café da manhã, em vitaminas ou em receitas variadas. Dê preferência à aveia em flocos para garantir o resultado desejado.

3. Quer uma sobremesa saudável que ajude a soltar o intestino? Coma uma laranja (com bagaço)

Além das fibras, a água é um componente que pode ser considerado um grande aliado de quem tem intestino preso. A laranja é rica nos dois ingredientes, então também pode ser consumida frequentemente nesses casos. Ao hidratar o intestino, ela ajuda a liberar o fluxo intestinal e as fibras do bagaço – que também deve ser consumido – ajudam na formação das fezes. Coma a fruta no café da manhã, nos lanches ou, até mesmo, depois das refeições principais para ajudar na digestão.

4. Ameixa é um dos alimentos que soltam o intestino conhecida por seu efeito laxante

Da mesma forma como acontece com o mamão, os diferentes tipos de ameixa têm efeito laxante, mas a ameixa preta deve ser priorizada com essa intenção porque é mais eficiente. O que acontece com essa fruta é que ela tem dois tipos diferentes de fibras – um na casca e um na polpa – e uma substância chamada sorbitol, que também tem ação no processo de formação das fezes. Assim como as outras frutas, ela pode ser consumida em diferentes momentos do dia.

5. Iogurte natural também pode ajudar a soltar o intestino preso

O iogurte natural ajuda a soltar o intestino equilibrando a flora intestinal. Isso significa que ele ajuda o órgão a funcionar da melhor forma possível, melhorando a formação do bolo fecal e otimizando o trânsito intestinal. Isso acontece porque em sua forma natural, o iogurte é um probiótico e conta com bactérias boas para o funcionamento do organismo. Ele deve ser consumido uma vez ao dia, puro ou junto de frutas e cereais.

6. Folhas verdes também são exemplos de alimentos que soltam o intestino

Outra boa fonte de fibras para o organismo são as folhas. Vegetais como couve, brócolis, alface, espinafre, bertália e rúcula podem ser adicionados à dieta de formas diferentes e melhoram o funcionamento do intestino. O ideal é consumir as folhas cruas em saladas para que as propriedades sejam preservadas, mas elas também podem ser refogadas ou incuídas em sucos.

7. Consumir diferentes tipos de sementes pode ajudar a soltar o intestino preso

O consumo de sementes de forma constante traz diferentes benefícios para o organismo, inclusive o bom funcionamento do intestino. Opções como semente de chia, linhaça e semente de girassol podem ser incluídas em diferentes refeições e receitas e, por serem ricas em ômega 3 e fibras, atuam diretamente na formação e no trânsito das fezes no intestino.