Aprenda formas de acrescentar a quinoa no cardápio do dia a dia
Muito conhecida por adeptos de uma alimentação saudável, a quinoa (ou quinua) traz diversas vantagens para o organismo. Entre elas podemos citar ser rica em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, além de ser um ótimo antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, evitando tanto o envelhecimento precoce quanto o surgimento de diversas doenças, já que fortalece o sistema imunológico.
Pois é, razões não faltam para colocar a quinoa de vez no seu cardápio! Mas é aí que vem a dúvida: como fazer isso? Se você não está muito familiarizado com o preparo do alimento, mas ainda assim quer adotá-lo na sua dieta, fica tranquilo, porque nós temos algumas sugestões para variar nas refeições sem abrir mão desse pseudocereal.
Como preparar quinoa em grãos
Antes de descobrir como inserir a quinoa na sua alimentação é melhor aprender a prepará-la, certo? Então saiba que na verdade o passo a passo é bem simples! Primeiro, lave bem os seus grãos para que o seu revestimento amargo saia. Depois, cozinhe seguindo a proporção de: para cada copo de quinoa é preciso usar dois de água. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, escorra a água e deixe os grãos descansarem em um recipiente coberto por mais uns 15 minutos. Pronto! Agora você pode usar a quinoa no preparo de pratos deliciosos.
Lembrando que esse preparo é válido para a quinoa em grãos, mas ela também pode aparecer em flocos, ou mesmo na forma de farinha. Com toda essa variedade você vai perceber que não é nada difícil acrescentar o pseudocereal na sua alimentação diária.
No café da manhã, combine a quinoa com iogurte e frutas
Muito bem, agora que você conhece as diferentes formas de quinoa é preciso aprender a utilizá-las no preparo dos pratos. Em relação ao café da manhã, a dica é usar a quinoa em flocos em iogurtes ou mesmo frutas. Lembrando que essas duas sugestões podem ser combinadas com mel, caso você queira um gostinho ainda mais adocicado, já que esse adoçante é um bom substituto para o açúcar.
No almoço, faça uma salada de quinoa
Quem disse que não se pode almoçar salada? A de quinoa com truta defumada, por exemplo, é uma delícia! Isso sem falar que o prato conta com uma proteína, além de verduras e legumes. Nesse caso, será preciso usar a quinoa em grãos, que é preparada com um refogado de alho, cebola, alho poró e cenoura. O resultado é ótimo, vale a pena experimentar! Já se não quiser seguir essa receita a dica é simples: adicione aos grãos os ingredientes de salada que você mais gosta. Assim, não tem como o resultado sair ruim.
No lanche, aposte em pães e biscoitos de quinoa
Lembra que a gente falou que existe farinha de quinoa? Então, este é o momento de usá-la! Se você é um cozinheiro de mão cheia pode preparar um pão com esse ingrediente – ou comprar um desses no mercado – para comer com algum acompanhamento na hora do lanche. Outra dica é comer biscoitos de quinoa, que você também pode fazer em casa.
Depois dos exercícios, coma barras de cereais que tenham quinoa
Tudo bem, aqui não é exatamente uma refeição, mas ainda assim merece destaque. Afinal, comer logo antes do treino não é nada bom, mas com uma pequena antecedência é importante para dar mais energia para o corpo que vai se exercitar. E se você é fã das barrinhas de cereais, esse é o momento de consumi-las! Aí você pode apostar nas que possuem quinoa entre os seus ingredientes sem medo.
Na janta, sopas e mingaus podem ser preparados com quinoa
Por fim, chegamos à última refeição do dia: a janta. Se você não é do tipo que gosta de repetir o que comeu no almoço e prefere um prato mais leve nós temos duas sugestões: sopa e mingau. A grande diferença é que, no caso da sopa, a quinoa em grãos deve ser acrescentada quando terminar de fazer o prato, enquanto no do mingau é melhor prepará-lo com a farinha de quinoa. Com tantas opções, você vai poder variar no cardápio do dia a dia e ainda assim consumir a quinoa todos os dias.