Aprenda ótimas combinações de legumes para papinhas de bebê
Montar o cardápio diário dos bebês requer certo planejamento, não é mesmo? Afinal, é importante garantir que todos os nutrientes (vitaminas, fibras e minerais, por exemplo) sejam introduzidos na alimentação infantil. Para falar mais sobre esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, que deu ótimas dicas de combinações de legumes (e outros alimentos) para papinhas de bebê. Confira!
Introduza a alimentação a partir dos 6 meses de idade e busque variar nos legumes
Quando se trata de introduzir uma alimentação natural aos bebês (com frutas, legumes e verduras), não existem muitas restrições, sabia? De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, é muito importante levar em conta a variedade de nutrientes para sempre preparar papinhas saudáveis. “Quando o bebê completa 6 meses, esse é o momento de introduzir os alimentos que irão complementar a amamentação. Não existem legumes que a criança não possa comer – ou seja, todos os alimentos naturais estão liberados. O importante é buscar sempre uma variedade, pois cada legume possui uma combinação de nutrientes diferentes e, assim, a criança terá uma alimentação completa”, explica a profissional.
Mas então, por onde começar na hora de preparar as papinhas? De acordo com a nutricionista, você pode fazer um planejamento (cardápio semanal) com os alimentos mais simples. “Podemos começar com o que é mais comum de termos em casa: cenoura, abóbora, beterraba, chuchu e vagem. Eles podem ser intercalados, de modo que a cada dia seja oferecido um legume diferente à criança. Lembrando que é muito importante que ele não fique misturado ao arroz ou feijão, nem batido ou peneirado. A criança precisa aprender sobre as texturas, gostos e aromas“, recomenda Luciana.
O que não pode faltar no preparo das papinhas?
Na hora de preparar a papinha do bebê, será que o ideal é usar apenas legumes? De acordo com a nutricionista Luciana, existem grupos de alimentos que não podem faltar na comida dos pequenos. “O mais importante é ter um alimento de cada grupo. Ou seja, devemos ter pelo menos 1 alimento do grupo do arroz (cereais), 1 do grupo do feijão (leguminosas), 1 do grupo das carnes (proteínas), 1 do grupo das verduras e 1 do grupo dos legumes (vegetais). Desse modo a refeição estará completa e variada, com qualidade nutricional. A consistência começa com tudo bem amassadinho e depois vai se deixando pedacinhos, conforme a criança vai crescendo e melhorando sua capacidade de mastigação”, afirma.
Confira receitas de papinhas caseiras saudáveis
Para que você se inspire a preparar papinhas caseiras saborosas, saudáveis e variadas – abrangendo todos os nutrientes necessários -, a nutricionista Luciana Novaes separou 5 dicas de combinações bem nutritivas para mudar a cada dia.
1. Papinha de abóbora e carne
Ingredientes
– 1 batata pequena cozida no vapor
– 1 colher de sopa de feijão cozido
– 1 colher (sopa) de carne moída
– 1 colher (sopa) de abóbora cozida no vapor
– 1 colher (sopa) de couve
– 1 colher (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de azeite
2. Papinha de cenoura com peixe
Ingredientes
– 1 colher de sopa de quinoa cozida com alho e cebola
– 1 colher de sopa de feijão cozido
– 1 colher (sopa) de filé de peixe picado
– 1 colher (sopa) de cenoura cozida no vapor
– 1 colher (sopa) de espinafre
– 1 colher (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de azeite
3. Papinha de beterraba com frango
Ingredientes
– 1 colher de sopa de batata-doce cozida
– 1 colher de sopa de lentilha cozida
– 1 colher (sopa) de frango
– 1 colher (sopa) de beterraba cozida no vapor
– 1 colher (de sopa) de abobrinha picada
– 1 colher (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de azeite
4. Papinha de chuchu com peixe
Ingredientes
– 1 colher de sopa de arroz cozido com alho e cebola
– 1 colher de sopa de feijão cozido
– 1 colher (sopa) de filé de peixe picado
– ½ colher (sopa) de chuchu cozido no vapor
– 1 colher (sopa) de brócolis
– 1 colher (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de azeite
5. Papinha de abóbora com ovo
Ingredientes
– 1 colher de sopa de batata baroa cozida
– 1 colher de sopa de grão de bico cozido
– ½ ovo cozido (clara e gema)
– ½ colher (sopa) de abóbora cozida no vapor
– 1 colher (sopa) de espinafre picada
– 1 colher (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de azeite
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça metade do azeite e refogue metade da cebola, o peixe, a carne ou frango. Em outra panela, acrescente o restante do alho e da cebola junto com a couve, espinafre, abobrinha, brócolis, refogue e cozinhe para que fique bem macia. Coloque no pratinho o cereal (batatas, arroz ou quinoa), o feijão (grão-de-bico ou lentilha), a carne (frango, peixe ou ovo), o legume cozido e a verdura refogada. Comece amassando com um grafo, mas deixando no pratinho os alimentos separados, para que a criança perceba a mudança de sabor, cores e texturas.