Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Batata doce: de retardo do envelhecimento a ganho muscular, conheça benefícios
Guia Culinário 31/01/2023

Batata doce: de retardo do envelhecimento a ganho muscular, conheça benefícios

A batata doce é considerada um superalimento e isso tem uma razão. Na verdade, são vários os motivos que fazem desse ingrediente um dos queridinhos quando o assunto é alimentação saudável. Mas, afinal, batata doce é bom para quê? Confira os benefícios da batata doce e veja como incluí-la na sua rotina.

A batata doce é uma fonte de carboidrato saudável

Assim como outros tipos de batata, a batata doce é fonte de carboidrato. Porém, a diferença da batata doce está no seu baixo índice glicêmico. Isso significa que ela não gera picos de insulina no sangue, o que ajuda a prevenir a diabetes.

Com a liberação gradual desse hormônio, aliada ao alto teor de fibras da batata doce, a digestão acaba sendo mais lenta e satisfatória, o que causa maior saciedade por mais tempo. É por isso que muita gente que faz dieta para emagrecer acaba trocando a batata inglesa pela batata doce.

Batata doce: benefícios para o sistema digestivo

Por falar em digestão, a batata doce é extremamente benéfica para a saúde do estômago, intestino e todos os órgãos que fazem parte do sistema digestivo. Como é rica em fibras, ela facilita o trânsito intestinal saudável, evitando problemas como constipação ou diarreia.

Vale reforçar ainda que ela é um prebiótico natural. O que isso quer dizer? Significa que ela serve de alimento para as bactérias presentes na flora intestinal e que, quando equilibradas no organismo, reduzem o risco de câncer e síndrome do intestino irritável.

O consumo de batata doce previne o envelhecimento precoce

Como é um superalimento, os benefícios da batata doce não param por aí! Esse ingrediente é cheio de vitaminas e nutrientes com ação antioxidante que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células do corpo.

Como possui flavonoides e sais minerais, ela atua na melhora da visão e da pele, prevenindo sintomas como vista cansada e dermatites. Além disso, ela é rica em vitamina A e C, o que fortalece a imunidade e protege contra as doenças respiratórias.

Batata doce engorda? Saiba como inserir a batata doce na sua dieta

Apesar de ser considerada uma fonte de carboidrato saudável, isso não significa que a batata doce deve ser consumida sem moderação. Assim, quando o seu consumo é aliado a uma boa rotina de exercícios, o alimento também ajuda na perda de gordura e ganho de massa muscular.

Quem pratica atividade física com regularidade costuma usar a batata doce como pré-treino para garantir a energia necessária para os exercícios e alcançar os resultados. Se esse for o seu objetivo, vale consultar um especialista para te indicar as quantidades ajustadas à sua necessidade e biotipo.

A batata doce é versátil e pode ser consumida de diferentes formas

Outra vantagem desse superalimento é que a batata doce é muito versátil. A começar pelo tipo, já que pode ser encontrada nas cores branca, amarela, roxa e avermelhada. Os sabores também variam, podendo ser usados em receitas doces e salgadas.

O jeito mais simples de consumir é cozinhar a batata doce e comer, mas você pode e deve aproveitar a versatilidade do ingrediente para testar novas receitas, como pães, chips, salgados, bolos e até suco!

Veja mais