Café na luta contra o câncer: Você sabia que o nosso cafezinho ajuda na doença?
“Aceita um cafezinho?”. Uma das bebidas mais famosas e consumidas do mundo, o café, além de fazer parte da tradição alimentar da grande maioria das pessoas, cada vez mais, garante espaço dentro dos preceitos de alimentação/gastronomia saudável. Atualmente, diversos estudos apontaram o poder nutricional desse grão para combater e prevenir o organismo de tumores relacionados ao câncer. Saiba mais!
De acordo com novas análises divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o café vem mostrando que pode ser benéfico contra os mais diversos tumores que originam o câncer. Outros estudos comprovaram que cerca de 3 xícaras da bebida por dia atua na redução da absorção de receptores causadores da doença. Veja, abaixo, como moderadamente o consumo de café pode ajudar o nosso corpo nessa luta contra as células canceríginas!
Tipos de câncer que pode ser evitados com o consumo de café
Câncer de mama: O café diminui o risco da doença alterando o metabolismo de alguns hormônios femininos, evitando que os estrógenos negativos de desenvolvam. Especialistas da Karolinska Institute de Estocolmo divulgaram que mulheres que bebem café , tem 57% menos de chances de desenvolver o câncer de mama.
Câncer de pele: A bebida diminui o risco do melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Os estudos foram divulgados no jornal americano Journal of the National Cancer Institute e apontam que pessoas que ingerem cerca de 3 xícaras por dia diminuem em 20% o risco de desenvolver a doença.
Câncer de próstata: “Quanto mais café, melhor!” foi a frase usada para divulgar o estudo da Escola Pública de Harvard, nos Estados Unidos, que comprova que homens que bebem café reduzem cerca de 20% de chance de sofrerem com qualquer tipo de câncer de próstata. Segundo os estudiosos, os efeitos são os mesmos para a bebida descafeinada, comprovando que o benefício do café está associado às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Câncer de cólon: Nesse caso, o café reduz a probabilidade de volta da doença em pacientes que já tiveram o câncer e finalizaram o tratamento. Segundo pesquisadores do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston, as pessoas que ingeriram quatro ou mais xícaras de café todos os dias, tiveram um benefício contra o avanço do tumor. “Estes pacientes tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa”, divulgou o estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology.
Atenção à temperatura. Bebidas muito quentes podem provocar tumores
A OMS, após retirar o café da lista de alimentos cancerígenos, divulgou que as bebidas com temperaturas acima de 65 graus podem provocar tumores: “Os resultados mostram que ingerir bebidas muito quentes provavelmente causa câncer no esôfago e que é a temperatura, e não as próprias bebidas, as que parecem ser responsáveis por isso”, afirmou em comunicado o diretor da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, em inglês), vinculada à OMS, Christopher Wild.
Veja outros benefícios do cafezinho para nossa saúde
Foi publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” segundo estudos americanos que acompanhou cerca de 42 mil pessoas ao longo de 9 anos, que a bebida ajuda a evitar doenças neurológicas, como o Alzheimer e Parkinson. E ainda há grandes indícios de ajudar na prevenção de AVC, doenças cardíacas e depressão.
Poucas calorias: com praticamente 0% de calorias, o café é uma excelente bebida para quem quer manter uma vida saudável. Além disso, é rico em minerais como fósforo, manganês e magnésio, ajudando a manter o organismo saudável e longe da ação dos radicais livres.
Rico em antioxidantes: Rico em antioxidantes fundamentais para o nosso organismo, o café ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Melhora o humor: Por ser rico em cafeína, o café ajuda a aliviar o estresse, e é um ótimo aliado na prevenção de dores de cabeça e enxaquecas.
Previne a prisão de ventre: A cafeína facilita os movimentos intestinais, estimulando os músculos e ajudando na evacuação.