Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 26/07/2021

Cominho preto tem ação antioxidante! Conheça melhor o tempero e seus benefícios

Você sabe o que é Nigella sativa? Também conhecido como cominho preto, a planta famosa por virar tempero faz parte de diversas receitas para uma alimentação funcional e conquista o paladar de um enorme público ao redor do mundo. Condimentos são ótimos para a saúde, e esse tempero oriental, além de oferecer intenso sabor aos alimentos, traz benefícios para a saúde daqueles que o consomem. Veja agora quais são as vantagens de usar cominho negro em suas refeições e as melhores maneiras de combinar o ingrediente com os pratos do dia a dia!

Nigella sativa é planta originária do oriente e tem sido usada para fins medicinais há mais de 3 mil anos

A planta nomeada cientificamente como Nigella sativa tem origem em países do mediterrâneo, mais especificamente no Leste da Ásia, Sul da Europa e Norte da África. Ela é conhecida popularmente como cominho preto e as sementes que dela derivam são utilizadas para diversos fins culinários e medicinais. Segundo relatos históricos, as propriedades curativas do ingrediente têm sido usadas há mais de 3 mil anos no Oriente Médio. Interessante, não é?

Cominho preto é fonte de vitaminas do complexo B, sais minerais e ações analgésica, bactericida e antioxidante

Rico em vitaminas B1, B2, B3 e B9, o cominho negro também possui relevantes quantidades de minerais como cobre, ferro, fósforo e zinco em sua composição. O condimento é muito bem aproveitado por pessoas que sofrem de problemas digestivos ou relativos ao fígado, pois facilita a digestão dos alimentos. Ele apresenta efeitos positivos no tratamento de crises respiratórias, como asma e bronquite.

A Nigella sativa também estimula o apetite, ajuda a equilibrar a pressão arterial, auxilia no tratamento de doenças de pele e reduz a retenção de líquidos no corpo. Mais do que isso, o ingrediente combate bactérias invasoras no organismo, tem ação antioxidante que promove a saúde das células, ajuda a equilibrar a pressão arterial e tem efeito analgésico e anti-inflamatório.

Saiba para que serve cominho preto e como utilizá-lo em receitas

Esse condimento pode ser aproveitado de diferentes maneiras tanto em receitas quanto em tratamentos. Na culinária, o cominho preto chama atenção pela intensidade no sabor e é apreciado por ter gostos variados: algumas vezes é mais puxado para o picante e, em outras, pode apresentar maior ardência. O tempero costuma substituir qualquer um dos tipos de pimenta-do-reino em receitas e é muito utilizado para dar sabor a peixes, carnes de aves e saladas. Além disso, as sementes de Nigella sativa também podem ser usadas para o preparo de chá.

Na prática, sugere-se utilizar o cominho negro para temperar peixes em associação com o suco de limão. Também é possível usá-lo para incrementar sabor ao omelete (no lugar da pimenta-do-reino e do orégano, por exemplo) e em receitas com vegetais cozidos e saladas. Se você quiser incluí-lo em uma receita doce, aproveite para misturar o ingrediente com geleia de morango ou goiaba no café da manhã ou lanche da tarde!

Conheça quais são as contraindicações do cominho preto

Apesar de oferecer benefícios ao organismo, a Nigella sativa apresenta algumas contraindicações. O ideal é nunca consumir o condimento em excesso, pois ele pode provocar reações adversas. Por exemplo, pessoas com pressão baixa que consomem muito o ingrediente podem sofrer uma redução ainda maior de pressão. Gestantes também devem usar cuidadosamente o cominho preto porque ele pode afetar a contração do útero e prejudicar a saúde do feto.