Como evitar o aquecimento global através da alimentação
Você sabia que é possível combater o aquecimento global através de pequenas atitudes no dia a dia? Mudar hábitos alimentares, de consumo e estilo de vida é uma boa forma de ser mais sustentável e diminuir os impactos negativos no planeta. Para quem não sabe, o aquecimento global (aumento da temperatura média da Terra) é causado principalmente pela emissão de gases poluentes – os chamados GEE (gases de efeito estufa). Aqui, nós separamos dicas de alimentação que você pode adotar para combater esse problema de forma mais cotidiana. Lembre-se de que com pequenas ações e uma mudança de postura é possível fazer a diferença a longo prazo!
1. Reduza o consumo de carne
De acordo com um estudo realizado pelo Mapbiomas (projeto liderado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia), a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural no Brasil entre os anos de 1985 e 2019. Para quem não sabe, o desmatamento ilegal, muitas vezes, é feito para aumentar a produção de gado e, consequentemente, o mercado de carne bovina. Então que tal repensar a sua alimentação para combater esse problema? Para ajudar o planeta e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a nossa dica é maneirar no consumo de carne no dia a dia. De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é consumir entre 300 g e 500 g de carne por semana. Portanto, tente seguir essas recomendações e nunca exagerar, ok?
2. Evite ao máximo o desperdício de comida
Você sabia que o desperdício de comida tende a aumentar significativamente a emissão de GEE no planeta? De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no mundo. Além dos recursos perdidos, esse quadro contribui para uma série de problemas ambientais. Por isso, a nossa dica é tentar aproveitar ao máximo os alimentos (os talos, cascas, sementes etc.) e evitar sempre o desperdício. Antes de fazer as compras do mês, inclusive, lembre-se de fazer uma lista indicando a quantidade certa dos produtos que serão comprados. Assim, fica mais fácil acertar nas proporções e evitar exageros.
3. Dê preferência aos alimentos orgânicos e nacionais
Caso o objetivo seja ter um estilo de vida mais ecológico, outra dica interessante é procurar comprar sempre alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) e preferencialmente nacionais. É importante destacar que, quando o produto é internacional, os custos e recursos gastos na produção e transporte costumam ser bem mais elevados – o que aumenta, consequentemente, a emissão de gases poluentes e os impactos negativos no planeta. Portanto, procure dar preferência aos alimentos produzidos na sua região, ok?
4. Procure cultivar vegetais e temperos em casa
Você já pensou em ter uma horta caseira ou vasos com temperos (manjericão, salsinha, cebolinha e hortelã)? Essa é uma ótima sugestão para quem gosta de praticar jardinagem e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente. Quando cultivamos parte da nossa comida, reduzimos a compra de produtos, o consumo de embalagens e, consequentemente, diminuímos os danos causados no meio ambiente.
5. Reduza a quantidade de lixo
Além de evitar o desperdício de comida, também é importante reduzir ao máximo a quantidade de lixo gerada em casa – para isso, evite usar canudos, copos e talheres descartáveis, por exemplo. Além disso, na hora de fazer as compras do mês, procure usar ecobags (sacolas ecológicas reaproveitáveis) em vez dos sacos plásticos. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença!