Como fazer carne vegana a partir de diferentes alimentos
A ideia de que veganos têm um cardápio muito restrito já está ficando ultrapassada. O veganismo adere a uma alimentação sem carne nem nenhum alimento de origem animal – o que significa que os ovos, leites e mel, por exemplo, estão excluídos do cardápio. Apesar de muitas pessoas acharem que não, cada vez mais há variações de pratos tradicionais adaptados para esse público. E não são poucas as opções! Você sabia que existem diferentes tipos de carne vegana? Por isso, separamos de dicas de suas variações e como prepará-las a partir de alimentos vegetais.
Rosbife de farinha de glúten
Rosbife é uma carne famosa, principalmente nas festas de fim de ano, agradando por ser suculenta e macia. O melhor é que dá para fazer a versão vegana dela! A base dessa receita é a farinha de glúten – inclusive, a carne de glúten também é chamada de seitan. Adicione farinha de grão-de-bico, água, fermento seco, azeite, colorífico e temperos a gosto, como molho shoyu, alho e pimenta. Essa massa ficará semelhante a uma massa de pão, então é necessário que você sove bastante antes de levar ao forno. Após assada, é só servir!
Hambúrguer vegano de lentilha
Se você quer experimentar um delicioso hambúrguer vegano, pode usar lentilha. Isso mesmo! Além de ser rica em fibras e proteínas, melhorar a saúde cardiovascular e o bom humor, a lentilha pode ser usada como substituto da carne. Para fazer o hambúrguer, use a lentilha cozida, farinha de arroz, farelo de aveia, água e azeite. Para temperar, você pode usar cheiro verde, cebola, alho picado, sal e cominho. Depois de modelar os hambúrgueres com a mão untada, você pode fritar normalmente. Perfeito para aquele sanduíche da tarde, né?
Frango vegetal de carne de jaca
Para os amantes do sabor do frango, você pode usar carne de jaca! O segredo é cozinhar a jaca cortada na panela de pressão e depois, temperar como preferir, pois a jaca tem um alto potencial de absorção de temperos. Os que mais combinam com ela, além do alho, cebola e sal, são páprica e orégano. Depois, é só escolher a receita! Ela cai bem com coxinhas, strogonoff, ensopados e até no salpicão. Use a criatividade! A jaca é rica em antioxidantes, previne a anemia e possui alto teor de fibras.
Tradicional carne de soja é opção para churrascos
Quer fazer um churrasco vegano? Que tal recorrer à carne de soja? Ela é comercializada em diversos tamanhos, mas para fazer espetinhos de churrasco, o ideal é a carne graúda. Ela é bem simples de fazer: é só cozinhar em água e depois temperar da forma como preferir. Você pode intercalar os pedaços no espeto junto com vegetais como pimentão e cenoura. A soja é rica em minerais, altamente proteica e vai fazer o seu churrasco ser muito mais saudável e gostoso!