Conhece o deep running? Veja as vantagens de correr dentro d’água
Exercícios realizados na água são ótimos para tratar dores crônicas e desconfortos musculares, pois garantem uma boa recuperação de lesões, sem propor atividades com muito impacto – preservando, assim, as articulações. O deep running, em especial, é um tipo de corrida na água que melhora o condicionamento físico, o equilíbrio e a resistência corporal. Apesar de ser mais intenso que a hidroginástica, ele tem um funcionamento relativamente simples e pode trazer uma série de benefícios à saúde. Quer saber mais sobre esse esporte aquático? É só continuar lendo!
Afinal, o que é deep running?
Para quem não conhece, o deep running é um tipo de exercício que simula uma corrida dentro da água. A principal vantagem é que o indivíduo pode executar os movimentos normais da corrida sem sofrer impacto. Por isso, inclusive, essa atividade é muito indicada para quem já sofreu lesões nos joelhos, tornozelos, panturrilhas e quer uma alternativa mais leve – e terapêutica – para continuar se exercitando.
Como funciona o deep running?
É importante destacar que, para surtir o efeito desejado, o deep running requer alguns cuidados e, preferencialmente, não pode ser feito sem o devido acompanhamento profissional. Não basta realizar os movimentos de corrida dentro da piscina, ok? Geralmente, esse exercício aquático é feito em piscinas bem fundas (com cerca de 2 m de profundidade), de modo que os pés não toquem o chão.
Além disso, o indivíduo deve usar uma espécie de colete (ou cinto flutuador) para manter o corpo reto e garantir estabilidade na piscina. O ideal é que a água fique na altura dos ombros e a cabeça deve ser mantida sempre fora da água. Com o auxílio de um profissional da educação física, o aluno deve realizar os movimentos de corrida, trabalhando tanto as pernas quanto os braços. O que muita gente não sabe é que esse tipo de exercício é um dos melhores para perder calorias.
Quais são os principais benefícios da corrida na água?
Além de auxiliar no tratamento de lesões – e servir de alternativa para quem quer praticar corrida sem impactos – o deep running traz uma série de benefícios para o corpo, sabia? Nós listamos as principais vantagens desse exercício:
1. Melhora o funcionamento do pulmão e ajuda a tratar problemas no sistema cardiorrespiratório.
2. Promove a queima de gordura corporal, sendo indicado para quem precisa perder peso.
3. Melhora o equilíbrio e a flexibilidade do corpo.
4. Fortalece os glúteos, os músculos do abdômen e das pernas.
5. Trabalha todos os membros do corpo, garantindo uma melhora significativa do condicionamento físico.
6. Melhora a resistência do corpo sem causar muito desgaste muscular ou lesões (pois não há impacto na atividade).
7. Ajuda a tratar ansiedade, estresse, insônia e a manter o corpo relaxado.