Da casca à semente: como aproveitar integralmente os alimentos
Você sabia que é possível aproveitar, na maioria das vezes, todas as partes dos alimentos? São cascas, polpas e sementes de frutas, legumes e verduras que só têm a acrescentar ao nosso organismo. Aliás, muitos nutricionistas recomendam, inclusive, que você sempre busque usufruir ao máximo do que a natureza tem a oferecer. A casca da maçã, por exemplo, concentra a maior parte dos antioxidantes e vitaminas presentes na fruta. Por isso, é essencial que você também consuma essa parte (seja in natura, em doces ou sucos). Para te ajudar a aproveitar integralmente os alimentos, nós listamos dicas simples para incorporar o que inicialmente iria para o lixo à alimentação. Confira já e coloque em prática!
Cascas podem ser cozidas e comidas junto com os alimentos
Muita gente não sabe, mas as cascas podem sim ser consumidas junto com os alimentos – como as de batatas, chuchus, cenouras, frutas como maçã, pera, mamão, limão e por aí vai. Em muitos casos, inclusive, as cascas possuem mais nutrientes que a própria polpa. A do mamão, por exemplo, possui grande concentração de minerais (como fósforo, ferro, cálcio e potássio), fibras, vitaminas do complexo B, A e C, fora a papaína – uma enzima que ajuda na quebra de gorduras e auxilia na digestão.
Caso você não goste de comer as cascas junto com o alimento, a nossa sugestão é usá-las para preparar doces, geleias, sucos e incrementar outras receitas. O importante é realmente inventar uma forma diferente de consumi-las para não abrir mão dos nutrientes.
Use sementes para fazer farinhas e incorporar receitas de geleias, massas e pães
Nada de descartar as sementes dos alimentos, ok? Sejam elas de abóbora, maracujá, mamão ou tomate. Uma boa dica é usá-las para preparar farinhas ou massas de pães. As sementes de abóbora e de girassol, por exemplo, ficam deliciosas e podem ser servidas como tira gosto. Basta torrá-las no forno com azeite, sal (e um pouco de pimenta, quem sabe) e servir logo em seguida. Outra dica interessante é usar sementes de maracujá e melancia, por exemplo, para fazer geleias de frutas mais saborosas e gourmetizadas. O que acha?
Talos e restos de verduras caem bem em sopas e bolinhos
Muita gente tem o costume de descartar os talos e restos de folhas de verduras – como de couve, agrião e rúcula. Só que você também pode usar essas sobras para incrementar receitas e fazer pratos mais saudáveis. Os talos de folhas, por exemplo, podem ser triturados e usados no preparo de bolinhos de arroz ou fubá. Outra dica interessante é incorporá-los ao preparo de sopas e caldos. Neste caso, basta cortar as folhas e talos em pedaços bem pequenos e, então, acrescentar à sopa. Assim, as receitas ficam bem mais nutritivas e você não precisa jogar nada no lixo.
Você sempre pode preparar vitaminas, smoothies e sucos com cascas, sementes e talos
Outro segredo para não descartar as cascas e outras partes de frutas, legumes e verduras é inventar receitas de vitaminas, smoothies ou sucos usando um pouco de tudo. Basta colocar os ingredientes (inclusive a polpa dos alimentos) junto com um pouco de água ou leite e, então, bater com um liquidificador ou mixer. Caso prefira, você até pode coar a bebida, mas o ideal é consumi-la sem retirar nada. Fica a dica!