Benefícios das cascas: Como aproveitar os alimentos de forma integral? Descubra!
Já pensou em consumir um alimento de forma integral? Casca, polpa e sementes? Se não, você não sabe o que está perdendo! Alguns alimentos conseguem ter 40 vezes mais nutrientes nas cascas, por exemplo, do que na polpa, sabia? Descubra as melhores formas e preparações para aproveitarmos tudo que os alimentos têm a nos oferecer.
Apesar de ser um hábito descascar certas frutas, você pode estar se desfazendo de uma gama de nutrientes que podem completar a sua alimentação saudável. Segundo a nutricionista Daniella Chein, alguns alimentos possuem mais fibras nas cascas e nas folhas do que na polpa em si, mas há alguns cuidados para serem tomados antes de consumi-las:
“É o caso das abóboras, chuchu, goiaba, maçã, maracujá e melancia, que possuem uma maior concentração de fibras nas cascas do que na polpa. Outro bom exemplo é a banana: a casca da possui 1/3 das calorias, 8 vezes mais cálcio, o dobro do potássio e 4 vezes mais ferro que a polpa. Porém, a casca pode ser consumida no modo cozida ou assada”, destaca a nutricionista.
Outros exemplos de alimentos que devem ser consumidos integralmente
– As folhas da couve-flor possuem 3 vezes mais vitamina C que as flores. Podem ser refogadas e consumidas. Ficam extremamente saborosas, além de fortalecerem o sistema imunológico.
– A rama da cenoura possui o dobro de fibras e potássio, 11 vezes mais cálcio e 85 vezes mais ferro que a própria casca e a polpa, melhorando o funcionamento do nosso intestino e beneficiando o nosso organismo de uma maneira geral.
– As folhas do nabo possuem o dobro de fibras e potássio. Além do triplo de vitamina C, cálcio e ferro que a polpa, que combatem a anemia, favorecem os ossos e fortalecem o sistema imunológico.
– As folhas da beterraba possuem flavonoides e poderosos antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento das células.
Quais os cuidados que se deve ter na utilização dessas partes?
– As hortaliças como repolho, couve-flor, brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidas em panela destampada.
– Os sucos e saladas devem ser consumidos logo após o preparo.
– As cascas mais rugosas e resistentes devem ser lavadas com o auxílio de uma escovinha.
– As frutas, verduras e legumes devem ser lavadas em água corrente, limpa e tratada.
Receita integral: Bolo de banana com casca
Ingredientes para a massa
– 4 cascas de banana
– 2 ovos
– 2 xícaras (chá) de leite
– 2 colheres (sopa) de margarina
– 3 xícaras (chá) de açúcar
– 3 xícaras (chá) de farinha de rosca
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes para a cobertura
– ½ xícara (chá) de açúcar
– 1 ½ xícara (chá) de água
– 4 bananas
– ½ limão
Modo de preparo
Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.