Dezembro laranja: é possível prevenir o câncer de pele com alimentação? Entenda
Dezembro é o mês que marca o início do verão e, não por acaso, também é o mês de conscientização sobre o câncer de pele. Criada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários ao se expor ao sol. Mas o que a alimentação tem a ver com isso?
Aliada a hábitos como sempre usar protetor solar e não se expor ao sol em horários críticos, uma alimentação saudável e equilibrada na rotina também pode ajudar a prevenir a doença. Nesse caso, é necessário incluir alimentos com vitaminas e propriedades antioxidantes para proteger a pele. Confira 5 alimentos para inserir no seu cardápio!
1) O abacate é rico em fitonutrientes e vitaminas
O abacate é uma fruta que se destaca por suas propriedades medicinais. Isso porque as substâncias naturais encontradas na planta – os fitonutrientes – funcionam como antioxidantes, que protegem o organismo de possíveis doenças, como o câncer de pele.
Além disso, o abacate é rico em vitaminas A, E e C, além do ômega 3, que promovem o desenvolvimento saudável das células, deixando a pele mais hidratada. Como o abacate é uma fruta saborosa e versátil, dá para usá-lo em receitas doces e salgadas.
2) Aposte na aveia para manter a saúde da pele
Os benefícios da aveia são muitos: ela é boa para o equilíbrio do sistema digestivo, fortalece a imunidade e controla os níveis de colesterol e açúcar no organismo. O que muita gente não sabe é que ela também é indicada para cuidar da pele.
Rica em antioxidantes, incluindo ácido fítico, vitamina E, compostos fenólicos e avenantramidas, a aveia combate inflamações e melhora a circulação sanguínea. Esses antioxidantes também neutralizam os radicais livres, que podem causar estresse oxidativo e danos às células, levando a doenças crônicas. Assim como o abacate, a aveia pode ser usada em várias receitas!
3) O brócolis é fonte de betacaroteno e previne o envelhecimento
O brócolis é rico em nutrientes que fazem bem ao corpo inteiro. No entanto, quando o assunto é pele, o consumo regular do vegetal é responsável por impedir o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, o brócolis também é rico em betacaroteno, vitaminas e proteínas que fortalecem o sistema imunológico, articulações e ossos. Por isso, aproveite os benefícios do brócolis para incluir esse alimento nas suas receitas.
4) A cenoura cuida do bronze saudável de pele
Por falar em betacaroteno, esse nutriente é um dos principais responsáveis por acelerar e manter o bronze, sem agredir a pele. E este nutriente, além da vitamina A, é um dos principais componentes da cenoura.
Por isso, no mês de dezembro e ao longo do ano, não deixe de consumir cenoura nas suas refeições. O suco de cenoura antes de se expor ao sol (com responsabilidade!) é uma boa pedida, mas você pode usar o ingrediente em caldos, acompanhamentos ou mesmo para fazer um cachorro-quente vegetariano.
5) A couve possui propriedades anticancerígenas
A couve também é uma opção para quem busca uma alimentação equilibrada e quer prevenir doenças. Isso porque a verdura é rica em propriedades anticancerígenas, o que ajuda a manter a pele e os demais órgãos do corpo livres de possíveis tumores.
Uma sugestão para consumir mais couve no dia a dia é incluí-la no seu suco detox. A bebida tem alto teor de clorofila e fibras, limpando as toxinas do organismo. Você também pode consumir a couve de outras maneiras, se preferir.
Importante lembrar que, para saber mais sobre câncer de pele, consulte o site oficial da Sociedade Brasileira de Dermatologia e procure um profissional capacitado para te orientar, combinado?