Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Está com sintomas de fraqueza muscular? Por que ela ocorre e como resolvê-la
Movimente-se 11/08/2020

Está com sintomas de fraqueza muscular? Por que ela ocorre e como resolvê-la

Apresentar fraqueza muscular – que consiste, basicamente, na perda temporária ou prolongada da força dos músculos e na sensação de cansaço – pode ser um sintoma de diferentes problemas, tais como a falta (ou excesso) da prática de exercícios físicos, deficiência de alguns nutrientes no organismo ou até mesmo gripes e resfriados. Quer entender melhor por que a fraqueza muscular ocorre e como resolvê-la? É só continuar lendo!

Estilo de vida sedentário (com falta de atividade física) pode causar fraqueza muscular

Quando a pessoa não tem o hábito de praticar exercícios físicos e leva um estilo de vida sedentário, os músculos costumam perder volume e força, pois não estão sendo trabalhados no dia a dia. Nesse caso, por conta da fraqueza muscular, o corpo fica mais fragilizado e propenso a sofrer com lesões e doenças. A boa notícia é que, para evitar esse tipo de problema, basta ter um estilo de vida mais ativo, com a prática de atividades físicas.

Excesso de exercício físico pode sobrecarregar e deixar os músculos fracos ou lesionados

É importante destacar que a fraqueza muscular (ou miastenia) causada pelo excesso de exercício físico costuma ser passageira – pois, neste caso, os músculos ficam temporariamente cansados e enfraquecidos por conta do grande esforço físico. No entanto, caso o exercício não esteja sendo manejado de forma correta e acabe sobrecarregando demais os músculos, é possível que ocorram lesões mais graves. Por isso, é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional da educação física para se exercitar de forma correta.

Anemia tende a causar cansaço e fraqueza nos músculos

A anemia (deficiência de nutrientes como ferro, zinco ou até mesmo vitamina B12) é uma das principais causas para o cansaço físico e fraqueza muscular. Isso ocorre porque a ausência de nutrientes deixa o corpo mais fragilizado e os níveis de glóbulos vermelhos bem baixos, o que compromete o transporte de oxigênio para os músculos e o corpo como um todo.

Para combater a anemia de forma saudável, o mais indicado é incluir alimentos ricos em ferro, como folhas verde-escuras (espinafre, couve, brócolis e rúcula), fígado, feijão e diferentes leguminosas. Para montar um cardápio assertivo contra a doença, o mais indicado é consultar um médico e um nutricionista. Assim, não tem erro!

Deficiência de potássio e magnésio podem causar fraqueza muscular

Além da anemia (que é marcada principalmente pela deficiência de ferro), existem outras carências nutricionais que podem causar cansaço e fraqueza muscular. Baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue, em especial, podem causar sintomas como fadiga, cãibras (principalmente para quem pratica muito exercício) ou até mesmo formigamento e fraqueza nos músculos a longo prazo. Para evitar esse tipo de problema, é muito importante consumir alimentos como banana, abacate, uva, grãos, sementes e vegetais verde-escuros, que são fontes desses minerais.

Gripes e resfriados podem deixar os músculos cansados e enfraquecidos

Quem nunca sentiu o corpo pesado e cansado por conta de uma gripe ou resfriado? Isso ocorre porque o nosso organismo despende muita energia no combate ao vírus da gripe, o que pode causar a sensação de cansaço excessivo e fraqueza nos músculos. Além disso, em alguns casos, a estrutura muscular pode ficar um pouco inflamada e ainda mais fragilizada. Neste caso, o ideal é consultar um médico para tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

Para fortalecer o organismo contra gripes e resfriados, você também pode se apoiar em uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, C e antioxidantes, como frutas cítricas, legumes, verduras, grãos e leguminosas. Essa é uma boa dica para aumentar a imunidade e conceder mais energia para os músculos e o corpo como um todo.

Obs.: Vale destacar que existem outros fatores que podem levar à fraqueza muscular, tais como doenças cardíacas e respiratórias (arritmia, asma ou enfisema pulmonar) que tornam o organismo mais fragilizado. Nesse caso, é indispensável o acompanhamento de um médico, já que quando há cansaço extremo em geral o mais indicado é repousar e manter uma dieta saudável.