Granola engorda? Descubra a melhor forma de integrar esse alimento à sua dieta
A granola é um uma mistura de cereais que une diversos ingredientes, como castanhas e sementes torradas. Esse alimento tem feito cada vez mais sucesso e está cada vez mais integrado na alimentação diária. Porém, a dúvida que não quer calar é: a granola engorda? Depende! Entenda a seguir em que situações a granola engorda e de que maneira ela pode ser integrada à dieta de forma saudável.
Granola engorda se for consumida em grandes quantidades
A granola possui uma imensa variedade de nutrientes em sua composição, dentre os quais existe uma grande concentração de açúcares e gorduras. Por isso, a granola é considerada um alimento bastante calórico. Para ter uma noção, 100g de granola pode chegar a conter 500 calorias! Assim, podemos chegar à conclusão que a granola engorda sim, se for ingerida em grandes quantidades.
Como escolher a granola ideal?
Para evitar o excesso de calorias, a dica é ficar atento às informações nutricionais na hora de comprar a granola pronta no supermercado. Opte pelas versões mais orgânicas do alimento. Um bom exemplo é a granola sem açúcar. Ela é mais vantajosa, pois a falta ou diminuição dos níveis deste componente diminui a quantidade de calorias. Na granola sem açúcar, outros nutrientes (como as proteínas) possuem uma concentração maior, garantindo que os benefícios do alimento se sobressaiam.
Outra ideia é fazer a própria granola em casa! A granola caseira é bem simples e uma verdadeira aliada se o objetivo é emagrecer, pois não passa pelo processo de industrialização e têm níveis reduzidos de calorias. Fazer a granola caseira é bem simples. Comece misturando aveia em flocos Taeq, mix de nuts, chia, linhaça e outras oleaginosas de sua preferência. Então, disponha a mistura em uma assadeira e cubra com açúcar de coco ou mel e leve ao forno por 15 minutos. Após esfriar, sua granola caseira e super saudável está pronta!
Granola: benefícios são bem aproveitados quando o alimento é consumido de forma moderada
Como explicamos, a granola é um alimento muito nutritivo. Apesar da alta concentração de açúcares e gorduras, outros nutrientes como fibras, vitaminas, ômega 3 e minerais também estão presentes em grande quantidade na granola. Benefícios desse alimento à saúde são os mais diversos possíveis. As fibras ajudam a regular o intestino. Proteínas, fósforo e carboidratos de baixo índice glicêmico, por sua vez, dão mais energia. Enquanto isso, os minerais (como selênio e magnésio) ajudam a fortalecer os músculos do coração e a melhorar a pressão arterial. Além disso, todos os nutrientes são fundamentais no aumento da imunidade. Ou seja: mesmo com a alta concentração de calorias da granola, os benefícios não devem ser ignorados.
A granola pode ser uma grande aliada da saúde se ingerida corretamente
Apesar do fato de que a granola engorda em grandes quantidades, os benefícios do cereal são tão importantes que não podemos deixar esse alimento de fora da alimentação. Mas então como integrar a granola à dieta sem correr o risco de ganhar peso? Simples: basta ingerir o alimento em pequenas quantidades. O recomendado é comer de uma a duas colheres de sopa de granola por dia. Assim, você aproveita todos os benefícios do alimento sem exageros!
Como consumir granola? Conheça opções saudáveis para o dia a dia
Além de ingerir esse cereal em pequenas quantidades, o ideal é combinar a granola com outros alimentos – o que é uma tarefa bem fácil já que a granola é super versátil! O iogurte com granola, por exemplo, é um combo extremamente saudável! Além de saborosa e refrescante, essa dupla traz inúmeros benefícios à saúde e é muito indicada para quem busca um café da manhã saudável.
Outra opção é combinar a granola com frutas. O crumble de morango e granola, por exemplo, é um doce delicioso e altamente nutritivo. Já se você quer se refrescar no verão, o smoothie com granola não tem erro! Além da granola, esse shake é feito com morango e banana, garantindo uma combinação cheia de nutrientes e altamente saborosa. Além dessas, existem diversas outras receitas com granola saudáveis que provam que quando esse cereal é integrado corretamente na dieta ele pode trazer diversos benefícios!