O outono chegou! Veja receitas perfeitas para preparar nessa estação
As águas de março já fecharam o verão e outono chegou prometendo temperaturas mais amenas. Mas a troca de estação não significa apenas uma mudança climática, mas também na alimentação. Afinal, não só os hábitos acabam mudando como também há alguns alimentos que são típicos desse período, e por isso se tornam mais frescos e começam a aparecer em peso nas prateleiras dos mercados ou mesmo nas feiras. Mas não necessariamente você precisa comprar esses ingredientes para consumi-los em sua forma pura, já que eles podem ser incorporados em alguns pratos, se tornando parte da sua alimentação diária. Se você ainda não sabe como fazer isso de forma eficaz, fica tranquilo que nós separamos algumas receitas nutritivas perfeitas para o outono e que podem ser incluídas na sua dieta.
Vitamina com framboesa e laranja
Outono é o período em que temos a safra da laranja, fruta rica em alguns minerais e em vitamina C e que também possui muitos antioxidantes, sendo ótima para evitar doenças nesses meses mais frescos. Para começar o dia com tudo, nada como tomar uma vitamina com framboesa e laranja logo no café da manhã. Afinal, além de somar os benefícios dois ingredientes principais a receita ainda conta iogurte, que é fonte de probióticos, auxiliando a manutenção da flora intestinal, e com cálcio, que evita a osteoporose. A boa notícia é que o leite utilizado nessa bebida é o de aveia, o que significa que a vitamina é indicada para veganos e pessoas com intolerância ou alergia a lactose. Para ver a receita completa clique aqui.
Truta com gengibre e molho de soja em cama de quinua
Já na hora do almoço uma dica para o cardápio é aliar um peixe, proteína que deve ser consumida duas vezes por semana, com o gengibre. Embora essa raiz não seja típica desta estação, ela ainda assim é muito indicada para o outono por suas propriedades medicinais. Nessa época do ano as temperaturas começam a cair, fazendo com que doenças respiratórias se tornem comuns, e por isso o consumo de gengibre se torna essencial. Uma boa sugestão é preparar truta com gengibre e molho de soja em cama de quinua para o almoço ou jantar. Vale lembrar que a soja ainda ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) enquanto a quinua é uma ótima aliada das dietas. Todos os ingredientes e a receita completa você encontra aqui.
Espaguete de abobrinha com molho de cogumelos
Talvez você não saiba, mas a época da abobrinha é entre março e maio, então este é o momento ideal para acrescentá-la à sua dieta. Se você é vegetariano ou vegano, saiba que a receita de espaguete de abobrinha com molho de cogumelos é uma ótima pedida. Afinal, esse legume é muito nutritivo, sendo fonte de minerais e vitaminas do complexo B. Isso sem falar que é um ótimo para quem quer emagrecer, já que combate as altas taxas de açúcar no sangue e possui poucas calorias. Cogumelos também são uma boa pedida, pois além de muito nutritivos podem ser armazenados durante um bom período. Se você quer colocar essa receita nutritiva no seu cardápio, basta clicar aqui para saber como prepará-la.
Suco de cítricos orgânicos e canela
Já como acompanhamento das refeições, nada como um suco refrescante que cai bem em qualquer época do ano. E por que não aliar a força das frutas com a canela? Esse tempero típico da dieta funcional é uma das melhores opções para a nossa alimentação durante o outono. Além de ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, ela ainda reduz a compulsão por carboidratos e doces, sendo perfeita para quem está de dieta. Por isso mesmo, a sugestão de receita é suco de cítricos orgânicos e canela. Essa opção vegetariana e vegana também possui baixo valor calórico e não possui nem glúten e nem colesterol. Para não errar na quantidade de ingredientes na hora de fazer a receita, basta ver o seu passo a passo aqui.
Panacota com calda de tangerina
Como ninguém é de ferro, é claro que teríamos que colocar uma sobremesa nesta lista. E neste caso se trata de panacota com calda de tangerina. Vale destacar que essa fruta que faz parte da safra desta estação, e entre os seus benefícios está a alta concentração de vitaminas A, B e C. Isso sem falar que ela é 90% composta por água, sendo ideal para hidratar o corpo. Além disso, ajuda a controlar os índices de açúcar no sangue e a fortificar os ossos e os músculos. Para saber o que é preciso para fazer esse doce tipicamente italiano, basta clicar aqui.
Canapé de massa de batata doce com espinafre
A batata-doce é outro alimento cuja colheita é feita durante o outono. Embora ela tenha se tornado uma queridinha da dieta fitness, isso não significa que ela precise ser consumida apenas no almoço junto com o frango. Uma boa pedida para usar esse ingrediente no lanche é fazer canapé de massa de batata doce com espinafre. Essa hortaliça ajuda a controlar o colesterol, fornece energia para o corpo, favorece o emagrecimento equilibrado, melhora o funcionamento do sistema digestivo e ainda aumenta a imunidade do organismo. Além disso, com o auxílio do espinafre a receita contém pouca quantidade de gorduras. Lembrando que ela também pode ser servida como petisco ou mesmo no almoço ou jantar. Para saber como prepará-la basta clicar aqui.
Sanduíche de pasta de abacate
Outro lanche que cai muito bem é o sanduíche de pasta de abacate, ainda mais porque ele tem como ingrediente principal uma fruta que é da safra de outono. Além de rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, o abacate também é muito utilizado em dietas de emagrecimento e é ótimo para evitar problemas cardiovasculares. A receita é rica em fibras e é muito indicada para ser consumida entre as refeições, já que dá mais disposição para o resto do dia. O seu preparo é bem simples e conta com poucos ingredientes, então basta clicar aqui para saber como fazê-lo.
Salada de beterraba com inhame e ovos apimentados
Por fim temos uma receita de salada que é muito indicada para o horário do jantar por ser mais leve, embora possa ser consumida durante o almoço também: a salada de beterraba com inhame e ovos apimentados. Talvez você não saiba, mas a melhor época para adquirir a beterraba é entre março e maio, isto é, bem no início do outono. Uma de suas maiores vantagens nesta estação é que ela fortalece o sistema imunológico, mas esse está longe de ser seu único benefício. Ela também ajuda a desintoxicar o organismo, auxilia na formação dos ossos, faz a manutenção dos tecidos cerebrais, auxilia na produção de glóbulos vermelhos e descongestiona as vias urinárias, isso só para citar alguns tópicos! Nessa salada, a beterraba ainda alia essas vantagens às encontradas no inhame e no ovo, sendo essa uma ótima receita funcional. Para não errar na hora do preparo, basta clicar aqui.