O que é bom para rouquidão? 5 alimentos que ajudam a aliviar o sintoma
Quando a voz começa a falhar, é normal que você já procure um alívio para a rouquidão. Sabia que a alimentação pode reduzir esse sintoma e acelerar a recuperação da voz? Alimentos ricos em vitamina C, zinco e gorduras saudáveis são benéficos para a saúde da garganta e das cordas vocais. Isso porque eles são antioxidantes e essenciais para o sistema imunológico. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda não só a acabar com a rouquidão, mas auxilia a preveni-la. Se você está rouco, e se perguntando o que é bom para rouquidão, ou como acabar com a rouquidão em minutos, confira 5 alimentos que podem te ajudar nessa!
Mel contém propriedades anti-inflamatórias
O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o que o torna a escolha perfeita para acabar com a rouquidão. Quando as cordas vocais estão inflamadas ou irritadas, o mel pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Além disso, o mel contém enzimas naturais que dissolvem o muco e diminuem a congestão. Ele também forma uma camada protetora na garganta que elimina o desconforto da rouquidão. Para isso, opte por um mel orgânico!
Gengibre é um poderoso antioxidante
Já o gengibre é uma raiz amplamente utilizada por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele pode aliviar a rouquidão e a dor nas cordas vocais, além de fornecer outros benefícios para a saúde respiratória. O gengibre também ajuda a diluir o muco e a reduzir a congestão na garganta, sendo ótimo para aquela rouquidão causada por uma infecção, por exemplo. Uma maneira de consumi-lo é através de chás de gengibre, que, além de acalmar a garganta, proporcionam um efeito reconfortante.
Limão reduz a congestão e hidrata a garganta
O bom e velho limão é rico em vitamina C, o que é bom para rouquidão, irritação e inflamação na garganta. Por conta da acidez natural, ele quebra o muco e reduz a congestão na garganta. Além disso, o limão também traz propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele é capaz de hidratar a garganta e manter as cordas vocais lubrificadas, sendo ótimo para prevenir a rouquidão. Para acabar com a rouquidão de vez, tente misturá-lo com um pouco de mel.
Maçã fortalece o sistema imunológico
Rica em nutrientes e antioxidantes, a maçã também pode diminuir a inflamação e a irritação na garganta. Essa fruta contém pectina, uma fibra que se dissolve em água e forma um gel, que pode acalmar e proteger as cordas vocais. Ela também é uma fonte de vitamina C, que é um antioxidante importante para a saúde da garganta. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, podendo auxiliar a prevenir a rouquidão. Uma maneira fácil de consumi-la para aliviar a rouquidão é comê-la crua mesmo!
Chá para rouquidão: conheça alguns!
Existem vários tipos de chás que podem ser benéficos para aliviar a rouquidão. Veja só alguns abaixo:
- Chá de gengibre: O gengibre é um ingrediente popular para tratar a rouquidão devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá de gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação na garganta, aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea.
- Chá de camomila: A camomila é uma erva que tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a aliviar a rouquidão. O chá de camomila pode acalmar a garganta e reduzir a irritação.
- Chá de hortelã: A hortelã tem propriedades refrescantes e analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação na garganta. O chá de hortelã refresca a garganta e melhora a respiração.
- Chá de limão: Como mencionado anteriormente, o limão é uma fruta rica em vitamina C e propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a rouquidão. O chá de limão auxilia a hidratar a garganta, reduzir a inflamação e aliviar a dor.