Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é catabolismo muscular e por que é importante evitá-lo
Guia Culinário 11/03/2019

O que é catabolismo muscular e por que é importante evitá-lo

Quem treina frequentemente na academia já deve ter ouvido falar no catabolismo muscular, um dos principais empecilhos para quem quer ganhar musculatura. Esse problema geralmente acontece quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar – principalmente no caso de pessoas que se exercitam com bastante frequência e em grande intensidade. Aqui, nós esclarecemos alguns pontos sobre o catabolismo muscular e porque é recomendável evitá-lo. Confira!

Catabolismo muscular consiste na degradação da musculatura

O catabolismo muscular consiste na degradação dos músculos para fornecer energia ao corpo. Ou seja, explicando de forma mais simples, o corpo se “alimenta” da massa muscular para ter energia necessária para fazer exercícios e atividades comuns.

Na verdade, o catabolismo é uma reação química superimportante, pois atua na quebra e degradação de substâncias (matéria orgânica) para produzir energia para o nosso corpo. Junto com o anabolismo (que consiste nas reações de síntese e construção), ele constitui o metabolismo do nosso corpo. Só que para quem estiver visando o ganho de massa muscular, o mais indicado é evitar ao máximo o catabolismo (quebra) dos músculos.

Quando estamos praticando algum exercício, o nosso corpo precisa de ainda mais energia para correr, levantar peso e se movimentar de uma forma geral. Por isso, você deve se alimentar de maneira correta para que o organismo tenha uma fonte de energia para a qual recorrer. Você já deve ter reparado, por exemplo, que atletas maratonistas costumam ser mais magros e menos musculosos. Isso porque eles fazem uma atividade aeróbica durante muito tempo, de modo que o corpo desgasta demais a massa magra (músculos).

Tente não exagerar nos exercícios

Se o seu objetivo é manter a massa magra do corpo, evitando ao máximo o catabolismo, é importante não exagerar demais nos exercícios – em especial, nos aeróbicos, que são os que mais promovem a queima de energia. A musculação, por outro lado, é a atividade perfeita para quem quer fortalecer os músculos. No entanto, também é importante que você pegue peso e faça exercícios de força de forma moderada e sempre acompanhada de instrutores, personal trainers e outros profissionais da área.

Lembre-se de se alimentar com frequência

A alimentação é um dos aspectos que mais merecem atenção, pois quando não fornecemos energia ao nosso organismo ele precisa recorrer ao metabolismo muscular. Por isso, a nossa dica é que você não fique muito tempo sem se alimentar. Aliás, o recomendado é que você coma porções pequenas sempre de três em três horas, de modo que o corpo estará sempre munido de energia. Além disso, você também deve seguir uma dieta balanceada com bastante legumes, frutas e verduras, que têm substâncias muito benéficas para o organismo e fornecem energia para as atividades diárias.

As proteínas são ótimas para ganhar musculatura

Você sabia que as proteínas são essenciais para o crescimento da massa magra? Depois de fazer musculação, inclusive, é recomendável que você se alimente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, carnes magras e leguminosas. Mas lembre-se: as proteínas são ideais para a alimentação pós-treino. Antes de se exercitar, opte por carboidratos e alimentos mais leves, que são fontes mais rápidas de energia.

É bom evitar o catabolismo muscular?

Manter a musculatura fortalecida é algo fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Afinal, os músculos também servem para proteger os ossos, as articulações e, sendo assim, auxiliar na movimentação de todo o corpo. Por isso, o ideal é evitar o catabolismo muscular, de modo que o organismo fique sempre fortalecido. No caso dos maratonistas, como nós já citamos, vale lembrar que os atletas passam por um acompanhamento intensivo e cuidadoso com profissionais da área. Ou seja, há um controle da perda e ganho de massa magra.