Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 24/03/2021

O que é smoothie? Aprenda a preparar receitas desse tipo de bebida

Você sabe o que é smoothie? Feito a partir de uma mistura de frutas, legumes ou vegetais, o smoothie é uma bebida saudável, refrescante e muito nutritiva que vem fazendo sucesso em diversas regiões do Brasil. Algumas pessoas o conhecem como o clássico shake de frutas cremoso muito preparado nos Estados Unidos. Mas para que você possa sair da caixinha e inovar no preparo da bebida, nós separamos 4 receitas de smoothie bastante nutritivas. Confira a matéria!

1. Smoothie de frutas vermelhas

Feito com morango, amora, framboesa e leite desnatado, o smoothie de frutas vermelhas é uma boa opção para quem deseja cortar as gorduras do cardápio.

Ingredientes

– 1 copo de iogurte natural desnatado

– ½ xícara de leite desnatado

– 5 morangos congelados

– 3 amoras congeladas

– 5 framboesas congeladas

– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (opcional)

– Gelo (opcional)

Para preparar, coloque no liquidificador (ou mixer) o iogurte, o leite, as frutas e o açúcar mascavo. Bata bem até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente o gelo aos poucos e continue batendo até obter um shake cremoso. Se quiser, enfeite com algumas frutinhas vermelhas por cima.

2. Smoothie de morango com iogurte

Rico em vitamina C e cálcio, o smoothie de morango com iogurte é a receita perfeita para se refrescar nos dias mais quentes!

Ingredientes

– 1/2 xícara (chá) de leite

– 1 xícara (chá) de morangos congelados

– 1 copo de iogurte

– Açúcar a gosto

– Gelo a gosto

Com os morangos já congelados e lavados previamente no dia anterior, leve ao liquidificador o leite, as frutas, o iogurte e o açúcar. Bata bem até obter uma consistência cremosa, adicionando gelo aos poucos (enquanto bate) e sirva logo em seguida!

3. Smoothie verde detox

Que tal fazer um smoothie com cara de suco verde? Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o smoothie verde detox é bastante saboroso e ajuda a eliminar as toxinas do dia a dia.

Ingredientes

– 2 xícaras de couve ou espinafre

– 5 colheres (sopa) de abacate

– 250 ml de leite vegetal (preferencialmente de castanhas ou amêndoas)

– 1 colher (sopa) de mel

– 1/4 xícara de suco de laranja

– ½ colher (sopa) de gengibre cru

– Gelo a gosto

Para fazer o smoothie detox, corte a couve ou o espinafre em tirinhas, calcule a quantidade com as xícaras e, em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador, batendo até ficar homogêneo. Se quiser, adoce com mais um pouco de mel! Essa receita rende bastante e é muito nutritiva.

4. Smoothie de banana com mirtilo

Você sabia que o smoothie de banana é um dos sabores mais conhecidos da bebida? Parecido com um milkshake, a receita feita também com mirtilos reúne todos os benefícios das frutas em uma única bebida! E por mais que seja uma combinação inusitada, essa receita é rica em antioxidantes (proveniente dos mirtilos) e potássio, presente na banana.

Ingredientes

– 2 bananas nanicas congeladas

– 1 xícara (chá) de mirtilos congelados

– 1 copo de iogurte natural

– ½ xícara (chá) de leite

– Gelo a gosto (opcional)

Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e se deliciar com essa mistura cremosa e nutritiva.