O que são frutas silvestres e quais seus benefícios
Você provavelmente gosta de frutas silvestres e nem imagina! Mesmo que você não saiba exatamente o que são frutas silvestres, certamente você já provou ou conhece pelo menos algumas delas. Por exemplo, morango e cereja são duas das red berries mais famosas e apreciadas tanto no Brasil quanto mundo afora. Porém, há muito mais para se descobrir sobre esse grupo de alimentos! Saiba agora quais são as frutas silvestres e os benefícios que elas oferecem ao corpo.
Afinal, o que são frutas silvestres?
Esse parece ser apenas um nome diferente para as frutas que você já tem o hábito de consumir na rotina diária, não é? A diferença é que o morango que é comprado na feira ou no mercado, por exemplo, não é necessariamente uma fruta silvestre, ainda que seja orgânico. Isso porque as condições para se considerar um alimento selvático variam de acordo com a origem do fruto em questão.
Basicamente, frutas silvestres são aquelas advindas de plantações naturais, como em bosques ou florestas, sem qualquer tipo de interferência humana. Com clima e solo favoráveis, os pomos são capazes de se desenvolver em qualquer lugar sem que precisem ser cultivados intencionalmente. No geral, apresentam cores avermelhadas ou azuladas e não possuem caroços.
Amora, framboesa, groselha e mirtilo são exemplos de frutas silvestres
A lista de frutas silvestres é bem extensa, mas dentre as mais conhecidas, estão a amora, a framboesa e a groselha, além das já mencionadas morango e cereja. Apesar de não serem todas consumidas prioritariamente in natura, essas frutas são muito bem aproveitadas no preparo de sucos, chás, geleias, sorvetes e doces.
De origem norte-americana, o mirtilo também é um exemplo de fruto selvático super apreciado em países como Estados Unidos e Canadá. Conhecida como a fruta da longevidade, a blueberry é usada para a confecção de bolinhos e biscoitos, além de serem ótimos complementos para panquecas com mel.
Jabuticaba, gabiroba e cambuci são frutas silvestres brasileiras encontradas majoritariamente no cerrado
Temos também muitas opções de frutas silvestres brasileiras! Entre elas, estão a jabuticaba, a gabiroba, o cambuci, o tarumã-do-cerrado, a cagaita, a melancia-do-cerrado, a grumixama e a perinha-do-cerrado. Como demonstram alguns dos nomes, esses frutos são encontrados em regiões de cerrado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Nem todos apresentam um sabor adocicado e saboroso no consumo in natura. Por isso, são geralmente usados para o preparo de bebidas alcoólicas, sucos, chás, geleias, sorvetes e doces.
Ricas em vitaminas e minerais, frutas silvestres são extremamente benéficas em preparos culinários e no mercado de cosméticos
As frutas silvestres são ricas em vitaminas B6, C e D, além de possuírem boas quantidades de sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio em sua composição. Com baixos níveis de índice glicêmicos, são consideradas light em calorias e muito nutritivas!
Apresentam também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes para aqueles que as consomem, auxiliando no combate a infecções no organismo e na prevenção do envelhecimento precoce das células. Sem contar que ajudam na memória e na cognição! Não à toa, esses frutos são usados pela indústria farmacêutica para a produção de cosméticos. Incrível, não é?
Briônia e mamona são exemplos de frutas silvestres venenosas que nunca devem ser consumidas
Na natureza, podemos nos deparar com diferentes tipos de frutas silvestres. Consequentemente, é possível encontrar alimentos venenosos, como é o caso da briônia e da mamona. Elas apresentam substâncias tóxicas para o organismo humano e nunca devem ser consumidas. Em passeios na floresta, o ideal é não ingerir alimentos desconhecidos para evitar acidentes e problemas de saúde. Muita atenção, hein!