Os alimentos que aliviam problemas menstruais e que as mulheres devem consumir
O período menstrual é aquela fase em que o corpo das mulheres fica mais sensível – podem surgir sintomas de cólica, instabilidade emocional e muitas também sofrem com fluxos intensos ou irregulares. Só que você sabia que tem como amenizar isso tudo através da alimentação? Pois é, existem substâncias e nutrientes que diminuem as dores e tornam esse momento do mês mais tranquilo.
Alimentos ricos em ferro amenizam dores, fluxos intensos e coágulos menstruais
Quando se trata de amenizar os sintomas da menstruação, o ferro talvez seja o nutriente mais importante. Isto porque ele auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e, quando está em falta, pode ocasionar um fluxo intenso de sangramento.
Além disso, sabe quando o útero libera pedaços coagulados de sangue (para além do fluxo líquido)? Este também pode ser um sinal da falta de ferro no organismo – pois a ausência desse nutriente altera o processo de coagulação. No entanto, nem sempre o surgimento de coágulos tem relação com a falta de ferro. Este sintoma também pode ser sinal de algum desequilíbrio hormonal ou até mesmo de outros problemas, como a endometriose.
De todo modo, é recomendado que as mulheres consumam bastante ferro durante o período menstrual. Dentre os principais alimentos ricos nesse nutriente, estão: feijão, folhas verde-escuras (couve, espinafre, brócolis), carne vermelha e leguminosas, como o grão-de-bico.
Chás de plantas medicinais combatem a cólica
Um jeito interessante de combater a cólica menstrual é recorrer aos chás quentes, feitos a partir de plantas com propriedades curadoras. A camomila, por exemplo, tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias e também possui a glicina em sua composição – um aminoácido conhecido por sua capacidade de relaxar os músculos uterinos.
Existem outros chás que também amenizam as dores, tais como os de gengibre (que têm propriedades analgésicas) e os de calêndula, que combatem diretamente a cólica e também são indicados para regular o ciclo menstrual.
Outra dica interessante é manter uma dieta com alimentos fontes de ômega 3 – salmão, atum, oleaginosas, linhaça e sementes de chia, por exemplo. Isto porque essa substância ameniza significativamente as dores características da cólica, combatendo focos de inflamação.
Dica extra: Para aliviar a cólica, muitas pessoas também têm o costume de colocar bolsas de água quente na região do ventre. Assim, os músculos do útero ficam mais relaxados, trazendo uma maior sensação de conforto.
Oleaginosas e sementes ajudam a diminuir o sangramento
Outro problema que atinge muitas mulheres é a menstruação com fluxo intenso. Só que com a ajuda dos alimentos certos, também dá para amenizar isso – o chá de calêndula, como já citamos, é um remédio natural que ajuda a reduzir o fluxo.
Mas além disso, você também pode recorrer a alguns tipos de oleaginosas, como as castanhas e nozes, que são ricas em vitamina E, auxiliando na diminuição do fluxo de sangue e no alívio das cólicas. Sementes de girassol e de abóbora também são fontes importantes de vitamina E, de modo que também auxiliam a tratar os sintomas da menstruação.
Chocolates e cogumelos para amenizar a TPM
Durante o período menstrual, bate aquela vontade de comer chocolate e outros docinhos para superar a TPM. A melhor parte é que você pode, sim, comer um pedaço de chocolate para se animar e amenizar alguns sintomas, como a instabilidade emocional. Isto porque o cacau é uma fonte importante de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção da serotonina (o “hormônio da felicidade”). Por isso, o ideal é que você também dê preferência aos chocolates meio amargos, que têm uma maior concentração de cacau. Abacate, banana, ovos, castanhas, nozes e algumas sementes também são fontes desse aminoácido – fica a dica!
Além disso, já foi comprovado cientificamente que os cogumelos (shiitake, champignon, shimeji, entre outros) ajudam a amenizar os sintomas da TPM. Isso porque eles possuem grande quantidade e vitamina B2, também conhecida como riboflavina, que participa na síntese da serotonina, garantindo bem-estar e aliviando os sintomas relacionados às variações do humor.