Pão francês engorda? Entenda como esse alimento pode ser integrado à sua dieta
O pão francês é um alimento que faz parte da rotina da maioria dos brasileiros e, na verdade, é brasileiro também! A receita surgiu no século XIX, inspirada em um pão de tamanho pequeno, miolo macio e casca crocante que era vendido na França. Um pouco mais tarde, entre 1960 e 1970, o pão francês ganhou as características que encontramos hoje. Tão antiga quanto esse tipo de pão é uma dúvida que passa pela cabeça de quem o aprecia: pão francês engorda? A resposta é: depende! Existem muitas formas de servir o pão francês. O equilíbrio entre esse e outros alimentos na rotina alimentar também conta muito. Continue lendo e descubra como comer pão francês de forma saudável.
Pão francês engorda?
Nem o pão francês nem nenhum outro alimento tem o poder de fazer com que alguém emagreça ou engorde. É um conjunto de escolhas e hábitos que vai promover alterações no peso ao longo do tempo. Ou seja: se o pão francês faz parte da sua rotina diária de alimentação, sendo recheado com opções como manteiga e queijo amarelo, e você não pratica exercícios físicos que estimulem o gasto calórico, é provável que depois de um tempo você perceba os efeitos dessas escolhas na balança. Mas, ainda assim, não dá para colocar a culpa apenas no pão francês.
Quantas calorias tem um pão francês?
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA, 100g de pão francês contém 310 calorias. A mesma quantidade de tapioca tem 130 calorias. Nessa comparação, o pão francês sozinho não é, de fato, a opção menos calórica. Por outro lado, 100g de pão de queijo contém 408 calorias. Mas, para decidir qual alimento fará ou não parte de uma determinada refeição, é preciso pensar não apenas nas calorias, mas em todos os outros nutrientes que ele possui e nos acompanhamentos ou recheios que o complementarão.
Pão francês integral é uma alternativa mais saudável
A farinha integral contém mais nutrientes que a versão refinada, de cor branca, com a qual a maioria dos pães franceses é feito. É na casca do trigo – preservada na versão integral – que está a maior concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Na prática, isso significa que o pão francês integral garante mais saciedade. Se para você é difícil comer apenas um pão francês por refeição, experimente o integral e veja como ele pode te alimentar melhor!
Mini pão francês é do tamanho da sua fome! Veja como servir
Dentre as opções de pão, a Taeq tem o Mini Pão Francês Integral, que vem pré assado e congelado. Perfeito para o café da manhã ou o lanche da tarde, essa é uma opção muito prática também! Basta aquecê-lo por alguns minutos no forno convencional para sentir aquele cheirinho maravilhoso de pão fresco em casa!
Opções de recheios saudáveis para pão francês não faltam! Ovo mexido com chia, uma camada de queijo cottage com tomate cereja e algumas folhas de rúcula orgânica ou um pouco de frango desfiado com creme de ricota são três ideias deliciosas para o dia a dia.