Para que serve a arnica, planta cuja folha tem propriedades medicinais
Muito indicada para tratar contusões musculares, machucados na pele e até picadas de insetos, a arnica é uma planta medicinal com forte ação anti-inflamatória que pode ser usada de maneiras distintas – principalmente em forma de gel ou de pomada. Quer aprender mais sobre os benefícios da arnica e seus possíveis usos no dia a dia? Nós preparamos uma matéria abordando melhor o assunto – é só continuar lendo!
O que é arnica e para que ela serve?
Para quem não sabe, a arnica é uma planta muito cultivada no continente americano que possui flores amarelas e folhas verdes macias e peludas – não é à toa, inclusive, que seu nome significa “pele de cordeiro”. Além de ser fácil de cultivar, adaptando-se bem a solos arenosos, a arnica tem uma série de propriedades medicinais e pode ser utilizada em sua totalidade (desde o caule até as folhas e flores). Aqui, nós listamos os principais benefícios dessa planta:
Arnica é rica em polifenóis e substâncias anti-inflamatórias
O grande diferencial da arnica é que ela fornece uma grande quantidade de taninos e flavonoides – tipos de polifenóis que cumprem ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres e, consequentemente, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, a arnica é uma planta que tem forte ação anti-inflamatória e analgésica, ajudando a tratar machucados e problemas na pele ou nas articulações.
Ajuda a reduzir inchaços e dores musculares
Você sabia que a pomada ou o gel de arnica são muito indicados para aliviar dores e tratar lesões? Caso haja algum machucado ou inchaço nas pernas e braços, por exemplo, uma boa dica é aplicar esse tipo de remédio fitoterápico e, então, massagear suavemente fazendo movimentos circulares. Essa é uma ótima sugestão, inclusive, para recuperar contraturas musculares.
Folha de arnica tem potencial cicatrizante, sendo indicada para tratar feridas na pele
Além de ter substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a folha de arnica – seja usada em forma de infusão ou de pomada – também se destaca por ter propriedades cicatrizantes. Por conta disso, ela ajuda a recuperar feridas, cicatrizes e até picadas de insetos. Uma boa dica é aplicar o gel dessa planta diariamente até que o machucado cicatrize por completo.
Como usar infusão e pomada de arnica para tratar problemas?
Para quem não sabe, existem dezenas de espécies de arnica (cultivadas tanto no Brasil quanto no resto do mundo) que são ricas em propriedades medicinais. É importante destacar, no entanto, que o seu consumo deve ser bem cuidadoso. Não é indicado, por exemplo, ingerir as folhas, flores ou o caule desse planta – isso porque o chá de arnica pode ser bastante tóxico, ter efeito abortivo, causar inchaços, dores abdominais, enjoos, vômitos ou até mesmo arritmia cardíaca a longo prazo. Por isso, não é indicado usar essa planta para fazer chás e outras bebidas.
A arnica, na verdade, só pode ser ingerida através de remédios homeopáticos e, para isso, é imprescindível ter a devida recomendação médica. Então, para usufruir bem dos benefícios da arnica no dia a dia, o mais indicado é aplicar a infusão diretamente na pele ou recorrer às pomadas prontas para massagear os músculos e articulações.