Para que serve o óleo de coco? Nutricionista indica como usá-lo
Você sabe para que serve o óleo de coco? O alimento é um tipo de gordura boa bastante utilizado na culinária devido à sua enorme versatilidade enquanto ingrediente. O derivado de coco pode fazer parte de receitas doces ou salgadas, pois traz um gosto muito equilibrado para as diferentes preparações e ainda rende muito! Nós conversamos com a nutricionista Liliam Teixeira para entender quais os benefícios do óleo de coco e para que serve o ingrediente e trouxemos dicas para usá-lo na alimentação. Dá uma olhada!
Para que serve óleo de coco?
O Óleo de Coco Orgânico Taeq é aquele tipo de alimento que combina com praticamente tudo! Muito versátil e de gosto leve, ele é fácil de usar e é comumente indicado como uma alternativa mais saudável para outros óleos de cozinha. Liliam apresenta o alimento como rico em gordura boa, a qual pode ser utilizada em preparos simples, onde uma pequena quantidade do óleo já faz toda a diferença.
Usar o óleo de coco para receitas doces, como a panqueca integral de banana que usa apenas ½ colher de sopa do óleo por porção, é um bom exemplo de uso do ingrediente. A nutricionista apenas recomenda não ultrapassar esse limite. “Precisamos sim ter uma ingestão diária de boas gorduras no dia a dia, mas não podemos exagerar na quantidade”, afirma.
Como usar o óleo de coco: tempere saladas e varie na alimentação
O ideal é sempre alternar alimentos nos preparos culinários e evitar ao máximo frituras (principalmente de imersão). A especialista indica intercalar o Óleo de Coco Orgânico Taeq com azeite, óleo de abacate ou óleo de gergelim no cardápio semanal a fim de garantir maior variedade alimentar na rotina. O ingrediente pode ser utilizado em receitas simples, sem ultrapassar consumo maior do que 1 colher de sopa por dia. A quantidade é suficiente para temperar saladas ou para untar formas e assadeiras, por exemplo.
Liliam acrescenta que o correto é sempre ter moderação no uso e ainda sugere consultar um(a) nutricionista para ter uma orientação individualizada de acordo com o objetivo pessoal de cada um. Como tudo em exagero faz mal, esteja atento às dicas de consumo do alimento. “Resumindo, o uso moderado do óleo de coco não irá causar prejuízos à saúde. Tenha bom senso sempre”, diz.
Os benefícios do óleo de coco e dicas importantes para o consumo do alimento
Conhecer quais são os benefícios do óleo de coco para o organismo vai fazer com que você tenha ainda mais vontade de experimentá-lo! O alimento é fonte de ácido láurico, um ácido graxo saturado, e vitaminas do tipo A, D, E e K. Esses nutrientes são responsáveis por controlar o colesterol e aumentar a imunidade. Ele também é famoso por melhorar a hidratação da pele e fornecer energia para o corpo quando incluído na refeição pré treino. Pode ser uma boa pedida para quem segue uma dieta sem carboidratos!
Dentre os benefícios do óleo de coco, a sensação de saciedade é garantida pela gordura do alimento, a qual também é responsável por auxiliar na digestão. Além disso, o ácido láurico é um composto antibacteriano, que favorece a microbiota intestinal e combate as bactérias ruins. De acordo com Liliam, consumir uma pequena quantidade desse ingrediente em refeições alternadas já é suficiente para colher os benefícios do óleo de coco extravirgem. Agora, você já conhece os benefícios do óleo de coco e sabe como incluí-lo no prato para ter uma boa alimentação!