Preciso comer de 3 em 3 horas? Nutricionista explica sobre hora de comer
Quem nunca tentou comer de 3 em 3 horas porque ouviu alguém dizer que esse é o intervalo ideal entre as refeições? Para alguns, pode ser um esquema fácil de se manter e, para outros, nem tanto. O que poucos sabem é que, na verdade, os horários das refeições variam de acordo com o objetivo e o organismo de cada um. Pois é!
Outra coisa importante é que uma rotina alimentar balanceada exige supervisão e acompanhamento nutricional. Por isso, nós conversamos com a nutricionista Mariana Duro Margatho a fim de entender melhor sobre hora de comer e como estabelecer intervalos regulares para a alimentação pode afetar na saúde e bem-estar do corpo. Dá uma olhada!
Comer de 3 em 3 horas ajuda a reduzir fome e ansiedade, mas não funciona para todos
É muito provável que você já tenha se questionado se é mesmo necessário comer de 3 em 3 horas, né? Segundo Mariana, existem casos em que ficar muito tempo sem comer pode provocar um consumo alimentar descontrolado e nada saudável. “Então, para esse grupo funciona comer de 3 em 3 horas para diminuir a fome com que vão chegar na refeição seguinte e até para controle de ansiedade. Porém, isso não é para todo mundo”, explica.
De acordo com a nutricionista, há pessoas que possuem uma adaptação fisiológica capaz de aguentar um longo período de tempo sem se alimentar, até mesmo intervalos de 4 ou 6 horas, o que pode ser benéfico de acordo com o objetivo de cada um. Mariana acrescenta que não há qualquer problema com a ampliação dos intervalos, desde que o indivíduo tenha refeições de qualidade e bem nutritivas para ter energia suficiente durante o período.
Hora de comer: criar hábitos auxilia na adaptação do metabolismo
Assim como acordar e dormir no mesmo horário auxilia na construção de uma rotina mais saudável, a profissional destaca que o organismo humano também possui um relógio biológico para a alimentação. Nesse caso, fixar horários para comer facilita a construção de hábitos na rotina alimentar e permite a adaptação do metabolismo.
“Ter horários estabelecidos é bom para entendermos mais ou menos como o nosso corpo funciona e escutarmos o nosso organismo. É muito bacana ter esse hábito, de fazer as refeições no mesmo horário, até para não ficar com a mania de beliscar e comer toda hora, e ter um pouco de rotina alimentar”, afirma Mariana.
Horário das refeições deve ser combinado com seleção correta de alimentos
Mais do que estabelecer o horário de refeições, é fundamental enriquecer o prato com comidas saudáveis! A nutricionista indica investir em uma alimentação com controle adequado de fibras, proteínas e gorduras de boa qualidade para que a pessoa consiga chegar até a próxima refeição sem tanta fome e ansiedade. Também é uma boa forma de garantir energia para o corpo durante o intervalo sem comer.
Aposte em ingredientes fibrosos como a Aveia Integral Flocos Regulares Taeq ou a Semente de Chia Taeq com frutas para começar o dia com um reforço no café da manhã. Não deixe de consumir os Ovos Orgânicos Taeq para garantir boas doses de proteína nas refeições principais, assim como a Rúcula Orgânica Taeq. E claro, tempere saladas e garanta o refogue dos alimentos com o Azeite de Oliva Extravirgem Taeq para incluir a gordura do bem no cardápio. Dicas de ouro!
Devo comer de quantas em quantas horas?
Não há uma resposta geral que seja certa, pois os horários das refeições variam de acordo com cada organismo. Mariana lembra que tem gente que consegue ficar mais tempo sem comer e outros não, o que torna a questão muito subjetiva. “É muito individual, mas hoje o que a gente sabe é que o mais importante é ter o equilíbrio das refeições, independentemente de quanto em quanto tempo essa pessoa vai se alimentar”, finaliza.