Proteína vegana: 6 opções para incluir na alimentação
As proteínas veganas são boas alternativas para substituir as de origem animal, principalmente para quem segue uma alimentação 100% vegetal e à base de plantas. Embora a soja costume tomar o lugar da carne, existem outros tipos de alimentos que também ajudam a variar o cardápio, como grãos, pastas de amendoim, leguminosas, como a ervilha, e barras de proteína vegana. A seguir, confira 6 opções para incluir no dia a dia!
1) Ervilha é um tipo de proteína vegana que substitui a carne animal e a soja
Para quem não gosta de consumir apenas soja, pode começar a se abrir para as ervilhas. Elas são um tipo de leguminosa rica em proteínas vegetais e tem boas quantidades de fibras. A ervilha é uma proteína vegana que pode ser usada para fazer sopas, saladas e aperitivos. Confira algumas receitas:
Salada de penne integral com legumes crocantes
Arroz integral com quinua, shiitake e ervilhas
2) Feijão também faz parte da lista de proteínas veganas que vale a pena incluir na alimentação
O feijão possui grandes quantidades de ferro e reúne vários benefícios para aqueles que seguem uma alimentação 100% vegetal. A leguminosa pode estar presente em pratos com arroz, saladas e outros preparos como a famosa feijoada vegana, feita com carne de jaca. A proteína vegana é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, além de minerais como ferro, fósforo e potássio.
3) Grão-de-bico é uma proteína vegana para fazer snacks, pastinhas e patês
Que tal variar a sua alimentação com grão-de-bico? Os motivos para passar a consumir essa proteína vegana são muitos e alguns dos principais envolvem o valor nutricional e a versatilidade. O grão-de-bico é uma boa alternativa para substituir biscoitos e petiscos de frango quando você quiser preparar um snack saudável e continuar se alimentando de acordo com a sua dieta. Além disso, a leguminosa também é usada para fazer pastinhas e patês, como a receita de homus.
4) Barra de proteína vegana é um lanche delicioso que cabe na bolsa
A barra de proteína vegana sabor paçoca e sabor cacau Taeq é uma das melhores opções de lanche vegetal para comer na rua. O alimento cabe na bolsa e é feito sem derivados de leite, à base de arroz e ervilha. Apesar disso, a barrinha proteica tem um sabor delicioso e ainda aumenta o seu rendimento nas atividades físicas, pois fornece muita energia e pode ser bem-vinda em outros momentos, como durante o trabalho e durante os estudos fora de casa.
5) Proteína vegana: cogumelos comestíveis, como shiitake e shimeji, são mais dois exemplos
Os cogumelos comestíveis são alimentos versáteis presentes em todo tipo de dieta. Apesar de não serem baratos, esse tipos de proteína vegana substituem as proteínas de origem animal, dando mais sabor e textura aos pratos. Os cogumelos shiitake e shimeji são os mais famosos. Eles têm poucas calorias, baixo teor de gordura e muitas vitaminas e minerais.
6) Pasta de amendoim é uma proteína vegana rica em ômega 3
A pasta de amendoim é uma proteína vegana fonte de “boas gorduras”, como o ômega 3, que previne doenças cardiovasculares. O alimento pode ser incluído na dieta através de combinações nutritivas, como shakes proteicos de banana, leite vegetal e pasta de amendoim Taeq sabor chocolate, além de recheios de panquecas e sanduíches.
E aí, já sabe quais dessas proteínas veganas você vai passar a consumir todos os dias?