Receita de polvo: como fazer esse fruto do mar sem que ele fique borrachudo
Exótico, saboroso e rico em diversas propriedades nutritivas, o polvo é aquele clássico fruto do mar que quem prova não costuma resistir! Não à toa, o alimento se destaca de receitas de entradas a pratos principais e não precisa de muitos temperos para ficar saboroso. Mesmo assim, é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de cozinhar o alimento. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos as melhores dicas de como fazer polvo sem que o fruto do mar fique borrachudo!
Aprenda como fazer polvo do jeito certo
Para preparar polvo grelhado, salteado, cozido, assado ou simplesmente marinado, a primeira dica é aprender a cozinhar a carne da forma certa sem deixar que ela fique borrachuda. Para isso, você precisa escolher o polvo mais fresco do mercado (quanto mais claro, melhor) e limpar muito bem todas as ventosas do molusco. Se quiser garantir a limpeza da carne, deixe o peixeiro te ajudar nessa parte!
Ingredientes
– 1,5 kg de polvo (com ou sem cabeça)
– Salsinha, erva-doce, cebolinha e tomilho a gosto
– 2 dentes de alho com casca
– 1 cenoura cortada grosseiramente
– 1 cebola (sem casca) cortada em cubos grandes
– 1 talo de alho-poró cortado grosseiramente
– 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
– 1 fio de azeite
– 2 folhas de louro
Comece amaciando a carne enchendo uma panela grande com bastante água e adicione os primeiros ingredientes: coloque pelo menos um talo inteiro de salsinha, um bulbo de erva-doce cortado grosseiramente, cebolinha e tomilho. Em seguida, amasse levemente os dentes de alho com uma faca e acrescente à panela. Coloque também a cenoura, a cebola, o alho-poró, a pimenta-do-reino, o azeite e as folhas de louro.
Quando o molusco estiver limpo (sem nenhum resquício de areia) e a água começar a ferver, baixe o fogo e acrescente o polvo inteiro deixando cozinhar por aproximadamente 45 minutos. O mais importante, nessa etapa, é prestar atenção ao tempo de cocção do molusco! Isto é, para cada 1 kg de polvo, você deve cozinhar na água fervente por aproximadamente 30 minutos.
Passado esse tempo, tire o polvo da panela e espete a parte mais grossa do tentáculo do molusco com um garfo. Se o garfo entrar sem dificuldades, a carne do polvo estará completamente cozida!
Obs.: Fazer o polvo na panela de pressão é mais rápido, mas também é muito mais difícil de controlar o tempo de cozimento e evitar que o fruto do mar fique borrachudo. Nela, você deve contar de 8 a 10 minutos por kg de polvo assim que a panela pegar pressão.
Polvo é fonte de ômega 3 e combina com alimentos mais cítricos
Para fazer uma receita de polvo (depois que a carne estiver cozida), a melhor maneira de complementar o prato é agregá-lo com alimentos cítricos, como o limão e a laranja. Além deles, uma porção de vegetais assados ou grelhados e algumas batatas de forno também combinam muito bem com a proteína.
Para quem não sabe, o polvo é riquíssimo em ômega 3 e pode ser um bom aliado para a saúde do coração. Ele também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, é rico em proteínas e possui uma boa quantidade de cálcio, zinco e magnésio.