Receitas com ágar-ágar: 4 ideias para usar essa gelatina na cozinha
Você já ouviu falar no ágar-ágar? Extraído a partir de algumas algas marinhas, esse ingrediente funciona como substituto da gelatina tradicional (que geralmente é feita a partir da cartilagem de boi). Por não ser de origem animal, o ágar-ágar costuma ser muito usado na dieta de veganos e vegetarianos, servindo para o preparo de receitas salgadas e doces. Esse ingrediente ainda fornece muitos nutrientes importantes para o nosso corpo, tais como as vitaminas do complexo B, A, C e D. Além disso, ele é fonte de colágeno, uma proteína fundamental para a saúde da nossa pele. Quer conhecer receitas feitas com esse ingrediente? Nós listamos opções salgadas e doces bem saborosas. Confira!
Gelatina ágar-ágar feita com suco de frutas
A maioria das pessoas usa o ágar-ágar para preparar gelatinas de diferentes sabores. O lado bom é que essa receita é bem simples de fazer: em vez de usar água pura para dissolver o pó de ágar-ágar, você pode recorrer a um suco de frutas – fica uma delícia! Prepare um suco de laranja ou de frutas vermelhas, por exemplo, e depois adicione o pó. Ferva durante alguns minutos e, depois, coloque em potes (ou forminhas) dentro da geladeira para endurecer, criando uma gelatina bem saborosa e nutritiva. Pessoas com dietas veganas costumam recorrer a esse tipo de gelatina – fica a dica!
Já experimentou a salada de frutas com ágar-ágar?
Muita gente não sabe, mas o ágar-ágar também é ótimo para o preparo de saladas de frutas. Neste caso, você deve cortar várias frutas em pedaços pequenos – morango, manga, melão, melancia, laranja, uva etc. – colocá-los dentro de uma taça e, depois, adicionar algum suco (pode ser de maracujá ou limão) com o ágar-ágar dissolvido. Assim, você vai formar uma espécie de gelatina com frutas dentro, formando uma salada de frutas interessante. Vale a pena experimentar!
Chá de ágar-ágar é ótimo para desintoxicar o organismo
Outra dica interessante é preparar chás com ágar-ágar e outros ingredientes nutritivos (ervas medicinais como hortelã, boldo, camomila e cidreira). O chá de limão, gengibre e pó de ágar-ágar, por exemplo, é uma bebida detox que pode ser facilmente incorporada ao dia a dia. Você pode tomar um chá desses toda manhã ou noite para limpar o organismo e, ao mesmo tempo, ingerir vitaminas e nutrientes importantes para a saúde do corpo. Que tal?
Prepare mousses salgadas usando ágar-ágar
Muita gente tem o hábito de preparar mousses salgadas – de alho, atum, salaminho e queijo, por exemplo – com gelatinas sem sabor. Esses pratos, inclusive, são ótimas opções para festas e eventos mais refinados. Mas o que muita gente esquece é que, em vez de usar a gelatina tradicional nessas receitas, é possível recorrer ao ágar-ágar, que é uma opção bem nutritiva – além de atender também aos públicos vegano e vegetariano. A nossa dica é que você tente substituir com mais frequência a gelatina comum por esse ingrediente – no preparo de tortas, doces, bolos e por aí vai. Vale a pena e todo mundo pode comer!