Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas com spirulina: como usar esse superalimento na dieta de forma variada
Guia Culinário 21/06/2019

Receitas com spirulina: como usar esse superalimento na dieta de forma variada

Você já ouviu falar na spirulina (ou espirulina)? Ela é considerada um superalimento e pode ser usada de diversas formas na dieta do dia a dia. O grande destaque desse alimento é o fato de ele ser rico em diversos nutrientes importantes – aminoácidos essenciais (que o nosso corpo não produz), vitaminas, proteínas e uma quantidade grande de antioxidantes. Para te ajudar, nós listamos as melhores maneiras de incorporar esse ingrediente à sua alimentação diária. Confira!

Faça vitaminas e sucos com frutas e spirulina

Uma da melhores formas de aderir à dieta da espirulina é usá-la para o preparo de vitaminas e sucos diversos. O ideal é abusar de frutas como mamão, banana, abacate, limão e hortaliças como couve, alface e rúcula. Com todos esses ingredientes, é possível preparar bebidas bem nutritivas e saudáveis – ainda mais com o acréscimo da spirulina. Tomar uma vitamina dessas toda manhã já vai fazer uma diferença grande no seu organismo.

Adicione a spirulina no preparo de panquecas

Sabe aquela panqueca fitness (geralmente feita com farinha de aveia, ovo e ingredientes pouco calóricos) que cai superbem no lanche ou café da manhã? Ela também pode ganhar um pouco de espirulina no preparo para ficar mais saborosa e nutritiva. Neste caso, também é supersimples de fazer: basta misturar os ingredientes, adicionar alguns diferentes (como canela e farinha de amêndoas, por exemplo) e fritar em uma frigideira antiaderente. O recheio fica por conta de cada um, mas uma boa dica é usar frutas e ingredientes naturais.

Já pensou em fazer bolos com esse ingrediente?

Muita gente não sabe, mas também é possível usar a spirulina no preparo de bolos, tortas e outras massas. A receita de bolo de aipim com espirulina, por exemplo, fica uma delícia e combina superbem com um chá ou café preto. Para incluir esse ingrediente em receitas de bolo não é nada muito complicado – você só precisa adicionar um pouco do pó da spirulina durante o preparo da massa. Não tem erro!

Prepare picolés e sorvetes caseiros com spirulina

Para quem gosta de inventar receitas caseiras de picolés, sorvetes e até mesmo sacolés, outra dica interessante é passar a incorporar a spirulina ao preparo dos doces. Você pode bater no liquidificador diferentes frutas (limão, manga ou morango, por exemplo), iogurte e outros ingredientes, como a spirulina. Assim, você prepara sobremesas mais nutritivas e saudáveis, sem precisar recorrer a ingredientes calóricos como o leite condensado e o açúcar refinado.

Spirulina também pode ser encontrada em forma de cápsulas

A spirulina é uma cianobactéria geralmente encontrada em forma de pó (para facilitar o uso em receitas como sucos e vitaminas. No entanto, o que muita gente não sabe é que também existem cápsulas desse alimento que são ótimas para complementar a alimentação de veganos e vegetarianos. Esses comprimidos funcionam como suplemento alimentar incrível. Mas, caso você queira tomá-los, lembre-se de consultar um médico.