Shitake: conheça os benefícios do cogumelo para a saúde
O shitake é uma das variedades de cogumelo mais populares no Brasil e traz vários benefícios para a saúde. Rico em fibras, proteínas, vitaminas e uma série de outros nutrientes, não é à toa que ele é chamado de rei dos cogumelos! Por isso, é uma opção para quem quer diversificar o cardápio para uma alimentação ainda mais saudável. Conheça as principais propriedades do cogumelo shitake e veja o que ele pode fazer pela sua saúde!
Cogumelo shitake fortalece o sistema imunológico
O cogumelo shitake é capaz de fortalecer o sistema imunológico, o que muitos consideram o seu maior benefício para a saúde. Ele é rico em lentinana, um composto que age diretamente sobre nossa capacidade de combater doenças – e, em especial, gripes e resfriados. Além disso, estudos mostram que essa substância pode contribuir para a prevenção do câncer.
Cogumelo regula o colesterol e protege a saúde cardiovascular
O shitake também pode ser um aliado de nosso sistema cardiovascular! Ele é rico em eritadenina, substância associada à redução dos níveis de LDL – isto é, do colesterol. Graças também à presença de niacina no cogumelo shitake, que consegue dilatar os vasos sanguíneos, outra de suas propriedades é o controle da pressão arterial. Ou seja: é um alimento que não pode faltar para quem busca manter a saúde do coração em dia com ajuda de uma alimentação saudável!
Shitake é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B
Além da niacina (vitamina B3), o shitake é uma excelente fonte de outras vitaminas do complexo B! Uma delas é a vitamina B9, conhecida como ácido fólico, que não pode ficar de fora da dieta durante a gravidez e atua na imunidade e digestão. O cogumelo shitake também é rico em riboflavina, a vitamina B2, que atua na produção de energia dentro do organismo.
Shitake também é rico em proteínas e fibras, promovendo a saciedade
Um dos grandes benefícios do shitake é sua riqueza de proteínas – por isso, é comum vermos muitos pratos que usam esse e outros cogumelos como uma alternativa para a proteína animal. O cogumelo shitake também é uma importante fonte de fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do sistema digestório. Nesse sentido, por ter teor calórico e índice glicêmico baixos, o shitake pode ser um aliado para dietas com foco em perda de peso.
Saiba como preparar o cogumelo shitake para as refeições
Quer aproveitar esses e outros benefícios que o shitake pode oferecer? Incluir o cogumelo na alimentação é simples e prático, mas existem alguns cuidados que devem ser seguidos durante o seu preparo. Como sua textura é afetada pela umidade, o ideal é limpar o cogumelo shitake apenas com um papel toalha, sem higienizá-lo com água. Você não precisa descartar os talos, mas é importante separá-los para limpar o shitake por completo.
Para uma receita rápida, você pode refogá-lo com manteiga e temperá-lo com shoyu, sal, pimenta e ervas. Também vale apostar na combinação com outros tipos de cogumelos, como o shimeji , para um toque ainda mais especial!