Tomar muito leite é realmente bom? Conheça mitos e verdades dessa bebida
Item comum em qualquer geladeira, o leite atualmente divide opiniões sobre seus reais benefícios. Há quem diga que ele é uma das maiores fontes de cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos, dentes e diminui o risco de diabetes. No entanto, alguns nutricionistas alertam que após passar pelo processo de pasteurização nas indústrias, ele perde boa parte do mineral. Levando em conta todos os mitos que já ouvimos sobre o leite, como ser um dos causadores das pedras nos rins e da gastrite, além de seu uso fazer mal à pele, consultamos a nutricionista Gabriela Cilla para desvendar algumas informações sobre a ingestão dessa bebida.
1. Leite em excesso favorece a formação de pedra nos rins
Mito! Pedra nos rins é um problema causado pela formação de pequenos cistos de cristais no rim que causam imensa dor ao se movimentar. Entre outras razões, a formação desses cristais muitas vezes é estimulada por uma alimentação com excesso de sódio e pouca ingestão de água diariamente. Há quem diga até que o leite é um dos responsáveis pela produção das pequenas pedras por conter cálcio em sua composição. No entanto, isso não é verdade.
Segundo a nutricionista, pedra no rim não ocorre por ingestão de leite devido a quantidade cálcio, até porque, por passar por um processo de pasteurização, grande parte do mineral é retirada. “Quando o corpo percebe um excesso de cálcio, esse volume sai na urina”, afirma Gabriela.
2. Quem tem gastrite não deve tomar leite
Verdade! A inflamação do estômago, conhecida como gastrite, está ligada a diversos fatores – entre eles o alimentar. Frituras, alimentos embutidos, com conservantes, corantes e condimentos fortes, são conhecidos por piorar o desconforto estomacal. O leite, por sua vez, também não é um bom aliado para quem sofre deste problema. “A proteína presente no leite aumenta a produção de ácido gástrico no estômago, piorando a sensação de queimação para quem possui gastrite”, alerta a profissional. A liberação de ácido gástrico deve-se ao fato da proteína demandar maior quantidade do mesmo para digestão.
3. Beber leite pode causar acne e fazer mal à pele
Neste caso pode tanto se tratar de um mito quanto ser uma verdade. Isso porque, segundo a nutricionista, o excesso de acne pode estar relacionado ao consumo de lactose. “Porém, essa condição varia muito de indivíduo para indivíduo e seu tipo de absorção frente ao alimento”, explica a nutricionista. Nesse caso, podemos associar mas não afirmar que esteja relacionado diretamente ao leite. A recomendação é que o paciente com pele acneica consulte um dermatologista para buscar tratar o problema e, dessa forma, o especialista poderá encaminhá-lo para um nutricionista se for necessário um acompanhamento com melhorias na alimentação para o tratamento ser efetivo.
4. Vitaminas com leite antes da atividades físicas são benéficas para o corpo
Mito! Tomar uma vitamina de frutas antes de fazer exercícios físicos parece uma ótima ideia. Mas, apesar de nutritiva, a ingestão de leite antes do treino pode ser prejudicial. “O leite de vaca, por conter lactose, tem digestão lenta e causa desconforto gástrico”, explica a nutricionista. Além disso, a profissional acrescenta que para algumas pessoas, a ingestão de lactose antes da atividade física pode gerar sono e até um certo enjoo.
5. Leite desnatado é menos prejudicial ao colesterol
Verdade! Trocar o leite integral de toda manhã pelo desnatado pode ser uma boa mudança para sua saúde. De acordo com a nutricionista, o leite desnatado não possui gordura de origem animal, denominada colesterol. “Quanto menor o consumo de alimentos que contenham a gordura, melhor e menos prejudicial será para o seu aumento”, recomenda Gabriela.
* Gabriela Cilla (CRN 47.281) é formada em Nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria