Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 derivados do milho que você deveria acrescentar já na sua dieta
Guia Culinário 18/12/2018

3 derivados do milho que você deveria acrescentar já na sua dieta

O milho é um dos alimentos mais indicados para a dieta de quem deseja seguir uma alimentação saudável por entregar vários benefícios específicos para a saúde! Rico em vitaminas, fibras e sais minerais, ele ajuda a controlar a diabetes, a prevenir doenças digestivas e até ajuda no tratamento do mal de Alzheimer e a impedir o câncer por ter agentes antioxidantes em sua composição.

Por isso, além de comer o alimento puro, também vale apostar nos derivados para acrescentar esse ingrediente tão benefício em sua dieta diária. Confira a lista com algumas opções e entenda as vantagens de cada uma:

1. Canjica: faz bem para a saúde do cérebro por ter ácido fólico e vitaminas do complexo B

Um dos pratos típicos mais consumidos no Brasil, a canjica é muito conhecida por seu sabor inconfundível na receita doce que leva ingredientes como leite condensado, leite, coco, e açúcar. Mas você sabia que, além de deliciosa, ela também conta com várias vantagens para o nosso organismo? Para começar, ela ajuda a garantir um bom funcionamento do cérebro por ser rica em ácido fólico e em vitaminas do complexo B – mas não para por aí: o alimento também é fonte de carboidratos e proteínas, previne doenças cardiovasculares e aumenta a sensação de saciedade no organismo pela quantidade de fibras que possui.

Para seguir a receita em uma versão mais saudável, a dica é preparar o prato com leite desnatado, leite de coco e canela em vez de apostar no leite condensado e no tradicional açúcar refinado.

2. Polenta: rica em antioxidantes, vitaminas e sais minerais

Embora a polenta seja considerada um prato calórico, não dá para negar que ela é, também, muito nutritiva! É que a farinha de trigo que a origina tem as vitaminas do complexo B em sua composição, além de também ser rica em ferro, magnésio, cobre, fósforo e zinco. E tem mais: além disso tudo, ela também tem o poder dos antioxidantes – como os carotenoides, por exemplo.

3. Amido de milho: liberado para celíacos por não conter glúten

O amido de milho tem diversas utilidades na cozinha! Pode ser usado, por exemplo, para fazer mingau, uma massa de panqueca mais levinha, para empanar bifes e até para ajudar a fazer um recheio de bolo mais consistente. No entanto, apesar de ser um alimento industrializado, ele ainda conta com mais benefícios: é liberado para celíacos por ser livre de glúten e ainda é uma boa fonte de carboidratos!

Produtos relacionados