Como fazer seleta de legumes e armazenar corretamente as hortaliças utilizadas
Manter uma alimentação nutritiva e variada na correria do dia a dia não é uma tarefa fácil. Mas para que você não precise abrir mão de um estilo de vida saudável, que tal deixar alguns legumes prontos no congelador e facilitar a vida durante a semana? A seleta de legumes é exatamente isso: uma solução simples e prática de incrementar as refeições da semana sem perder muito tempo na cozinha. Dá uma olhada na matéria para saber como fazer essa receita e armazenar corretamente as hortaliças utilizadas.
Para fazer a seleta de legumes, misture vários tipos de verduras, hortaliças e legumes
Uma boa seleta de legumes deve ser rica em frutos, folhas, verduras e vegetais variados! Para isso, você pode misturar todos os tipos de alimentos do grupo de vegetais, como batata, cenoura, acelga, alface, agrião, brócolis, couve, espinafre, jiló, maxixe, palmito, chuchu, tomate, quiabo e vagem. Basta escolher pelo menos 3 ingredientes dessa lista e cortar todos eles em cubinhos pequenos e uniformes.
Para preparar uma seleta de legumes com cenoura, vagem, batata-doce e chuchu (por exemplo) que dure o mês inteiro, você deve fatiar 2 cenouras, 2 batatas, 2 chuchus e cerca de 20 a 30 unidades de vagem. Tente seguir essa proporção quando for fazer a seleta com outros legumes e verduras.
Antes de armazenar a seleta na geladeira, use a técnica de branqueamento de vegetais
O branqueamento de vegetais é uma técnica de conservação fundamental para congelar legumes e verduras no freezer por muito tempo, sem alterar o sabor e a textura dos alimentos. Sem falar que ela também ajuda a preservar os nutrientes.
Para fazer o branqueamento, você deve induzir um choque térmico com fervura e água fria. Funciona mais ou menos assim: depois de higienizar e cortar os vegetais em cubinhos, encha uma panela média com água, leve ao fogo médio e espere começar a ferver.
Quando a água estiver borbulhando, cozinhe os vegetais separadamente por no máximo 3 minutinhos. Faça isso de acordo com as características dos alimentos: vegetais mais delicados, como hortaliças, devem ferver por apenas 1 minuto. Já os mais firmes, como verduras e legumes, devem ferver por cerca de 2 a 3 minutos.
Depois, retire-os da panela com ajuda de uma escumadeira, encha uma tigela com água fria e bastante gelo e interrompa o processo de cozimento dos vegetais colocando-os imediatamente na água gelada. Por fim, seque bem os alimentos com um pano de prato (ou com algumas folhas de papel toalha) e reserve.
Para guardar na geladeira, divida a seleta de legumes em pequenas porções individuais
Finalize a seleta de legumes misturando todos os vegetais que já passaram pelo processo de branqueamento. Depois, fracione a seleta em pequenas porções individuais com a ajuda de um medidor de xícara e armazene em saquinhos herméticos (apropriados para o congelador) ou potinhos bem vedados. Só preste atenção para não deixar os potes muito cheios (facilitando a formação de cristais de gelo que acabam mudando a textura dos alimentos) e lembre-se de armazená-los no freezer por, no máximo, 4 meses.
Quando você quiser descongelar a sua seleta, basta desembrulhar os vegetais, colocar em uma panela com água fervente e deixar cozinhar por 3 minutos. Depois você já sabe, né? É só temperar com azeite e outras especiarias, fazer um refogado e servir!