Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/09/2019

Já pensou em comer dente-de-leão? Os benefícios dessa planta e como consumi-la

O dente-de-leão é uma planta conhecida por sua beleza exótica e por suas sementes que voam ao menor sinal de vento. Ela tem crescimento espontâneo, não sendo necessário plantá-la ou regá-la, e embeleza o ambiente onde está. Mas você sabia que ela também possui muitos benefícios para a nossa saúde? Esse vegetal, conhecido cientificamente como Taraxacum officinale, é tão bonito quanto saudável e pode ser usado com muita versatilidade no cardápio.

Como consumir dente-de-leão?

O dente-de-leão pode ser consumido na salada, em sucos ou chás, e pode ser tomado várias vezes ao dia, sem maiores efeitos colaterais. Ele também funciona muito bem como complemento nas receitas de sucos detox, e até como um “tempero” suave, salpicado nos pratos, podendo ser refogado com alho e cebola. As pouquíssimas restrições são para gestantes, pessoas alérgicas à Taraxacum e com cálculos biliares e intestinais.

É diurético e bom para os rins

Famoso por seu efeito diurético, esse vegetal estimula o metabolismo dos rins e aumenta o fluxo de urina. O dente-de-leão previne contra pedra nos rins e faz a limpeza do aparelho urinário, inclusive na bexiga e na uretra. Por ser fonte de potássio, não ocasiona a perda desse mineral – algo muito comum quando há excesso de urina.

Abusou do álcool? Dente-de-leão cuida do seu fígado!

Outro benefício do dente-de-leão é a desintoxicação do fígado. Em forma de chá, ele expulsa todas as toxinas deste órgão, causadas por consumo excessivo de açúcar, álcool e comidas gordurosas em geral. Com isso, previne também inflamações. Dica: se você toma muitos remédios de uso contínuo, tomar chá de dente-de-leão também pode ajudar, já que o excesso de remédios sobrecarrega o fígado. Só não se esqueça de consultar o nutricionista para ter certeza que o alimento não corta o efeito do medicamente que você está tomando, ok?

Vegetal sangue-bom

Além de cuidar bem dos seus rins e do fígado, o dente-de-leão, por tabela, limpa o sangue e melhora o fluxo sanguíneo, evitando problemas de circulação, regulando a pressão arterial e diminuindo o risco de doenças cardíacas. Isso porque ele favorece o desentupimento de vasos e artérias.

Dente-de-leão é bom para a pele

Antioxidante, esse vegetal também combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Ele também é rico em vitamina A, nutriente responsável pela boa saúde da pele e dos olhos. Além disso, por ter característica detox, elimina as toxinas e combate o excesso de oleosidade, causado pela ingestão de comidas muito gordurosas. Em suma, o consumo constante de dente-de-leão deixa a pele macia e viçosa!