Receitas sem glúten: 6 opções de lanches saudáveis para pessoas celíacas
Você não pode comer glúten? Calma, você não é o único ou a única. Cada vez mais o número de celíacos e celíacas, pessoas intolerantes à substância, cresce no mundo e, com isso, diversas receitas e produtos também ganharam adaptações funcionais para essa restrição alimentar. Veja, dentre nossas sugestões da semana, uma série de opções sem glúten para você saborear em um lanchinho da tarde ou quando a fome aperta entre as principais refeições do dia.
O glúten é uma proteína vegetal e de baixo valor biológico que é encontrado em grãos, como o trigo, o centeio, a aveia e a cevada. Por isso, os produtos feitos à base desses ingredientes, como pães, bolos e massas, são excluídos das dietas celíacas. Por se tratar de uma proteína, quando uma pessoa intolerante ingere grandes quantidades de glúten, ela passa a ter dificuldades nos trabalhos de digestão, causando inchaços no corpo, dores abdominais e outras complicações.
Só pessoas celíacas devem evitar comer glúten?
Mas, não são apenas pessoas celíacas que devem evitar o glúten. Com uma orientação nutricional especializada, qualquer um pode aderir a uma alimentação sem essa substância, já que essa proteína não apresenta nenhum valor nutricional importante ao organismo. Inclusive, para pessoas que buscam perder peso ou emagrecer de forma saudável, é indicado reduzir esse consumo.
6 lanches sem glúten para a sua alimentação saudável
1- Canapés de biscoito de arroz: Seja para comer individualmente entre as refeições ou para servir de aperitivo em uma reunião de amigos e familiares, esses petiscos de arroz integral são perfeitos. Para pessoas celíacas, o lanche é uma opção rica de fibras alimentares para favorecer a digestão e melhorar a sensação de saciedade.
2 – Quibe de abóbora recheado com espinafre e cottage: Tradicional da culinária árabe, o quibe também pode ganhar uma versão mais saudável e ideal para quem não pode consumir glúten. Além disso, esse lanche é indicado para pessoas veganas, sendo uma boa fonte de proteína natural.
3 – Sanduíche de forno com queijo cottage e peito de peru: A receita é composta por pão de forma multigrãos, alimento livre de glúten, por isso é indicado para pessoas celíacas. A união do queijo cottage e peito de peru é uma opção leve e com poucas calorias, ideais para dietas de emagrecimento.
4 – Tapioca de queijo minas padrão com geleia de morango e sementes: A tapioca também é uma das opções mais usadas por pessoas celíacas para substituir o pão na alimentação diária. Extremamente funcional e versátil, nessa receita ela é acompanhada pelo saboroso queijo minas, um dos mais leves de todos , e geleia de morango, uma fonte rica de vitamina C.
5 – Bolo de ricota com farinha de coco e geleia de goiaba: Para celíacos que gostam de um lanchinho doce, essa opção é a mais indicada. A substituição das farinhas tradicionais pela a de coco é uma das prioridades de quem não pode comer glúten. A farinha de coco também é uma fonte poderosa de fibras alimentares, que ajudam no trânsito intestinal e favorecem o bem-estar do organismo.
6 – Mousse saudável de chocolate com castanha do Pará: Como resistir a essa tentação? Quem ama comer receitas de chocolate, mas precisa evitar o glúten, essa mousse é uma saborosa alternativa. Um grande destaque desse doce é a presença de castanha do Pará, ingrediente que também favorece o intestino.