Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Coalhada: 5 formas de consumir esse alimento nas refeições diárias
Guia Culinário 23/05/2023

Coalhada: 5 formas de consumir esse alimento nas refeições diárias

Se você ainda não conhece muito bem as formas de usar coalhada no cardápio diário, fique sabendo que esse alimento é mais versátil e nutritivo do que se imagina! Sua textura cremosa e leve acidez podem fazê-la roubar a cena como protagonista de preparos para o lanche, ou como complemento de pratos salgados e doces, como o bolo de fubá com coalhada. Que tal explorar as opções ao máximo? Neste artigo, fique por dentro de cinco formas deliciosas de consumir a coalhada em suas refeições diárias, desde café da manhã até jantares especiais!

1. Coalhada natural pode ser consumida com frutas, como se fosse iogurte

Um dos jeitos mais simples de inserir a coalhada natural no dia a dia é consumindo-a com frutas – como se fosse um iogurte mesmo. A combinação dá muito certo graças à textura cremosa da coalhada, junto com o sabor suave que ela oferece. E o melhor é que combinar coalhada com frutas é um ótimo jeito de combinar, também, uma variedade de benefícios para a saúde.

Frutas como morangos, banana, maçã e uva são fontes de vitaminas, minerais e fibras que contribuem para uma dieta equilibrada e saudável. Além disso, dependendo da fruta escolhida, a adição de frutas pode trazer mais variedade de sabores para a sua refeição. Vale testar, né?

2. Coalhada: receita de molho de salada com azeite, pimenta e sal é uma boa pedida

O molho de salada com coalhada é outra possibilidade quase que irresistível para variar preparações – especialmente usando folhas como alface, repolho e rúcula, por exemplo. No entanto, dá para aumentar as possibilidades: saladas de vegetais crus, de grãos, ou de legumes assados também podem ficar ainda mais saborosas com molho de coalhada.

Para essa receita, a dica é misturar um pouco de azeite, sal e pimenta à coalhada – assim os sabores se equilibram e ficam ainda mais versáteis para diferentes tipos de prato. Ah, e vale mencionar que a coalhada é uma boa pedida para aumentar a quantidade de proteínas na salada, o que pode ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

3. Dá para consumir coalhada temperada com pão e torradinhas

Já experimentou coalhada temperada? Ela pode ser uma opção diferente e pra lá de saborosa para ser servida como uma entradinha acompanhada de pão e torradas. E o melhor é que a coalhada temperada pode ser adaptada para diversos sabores e combinações de temperos, como ervas frescas, alho, pimenta, entre outros. Dessa forma, você pode criar diferentes variações e experimentar sabores variados ao oferecê-la como aperitivo quando receber amigos e familiares em casa.

4. Coalhada de leite pode virar molho para macarrão

Outra forma de explorar a textura cremosa da coalhada de leite é aproveitá-la para transformar o molho para macarrão. Dá para usar a coalhada cozida para engrossá-la ainda mais e desenvolver um sabor bem rico e encorpado, ou apenas lançar mão da coalhada temperada (assim como nas pastinhas) a fim de oferecer um sabor ácido e perfeito para qualquer tipo de macarrão. Uma boa pedida é combinar o molho com queijo ralado, ervas frescas e tomates picados, adicionando camadas de sabor.

5. Bolo de fubá com coalhada ajuda a deixar a sobremesa mais cremosa

Sim, a coalhada pode ser usada em preparos doces – e um dos mais famosos é o bolo de fubá com coalhada. Nessa receita, ela ajuda a deixar a sobremesa mais cremosa devido por pelo menos três motivos: graças ao seu teor de gordura (mesmo que moderado), à sua umidade e também à acidez presente no alimento. Na prática, o resultado final é um bolo mais molhadinho, equilibrado em sabores e bem macio. Além do mais, essa é uma boa tática para suavizar a textura do próprio fubá, que é um ingrediente de textura mais densa e granulada. Legal, né?