Como fazer crepioca? Veja 4 dicas importantes para você preparar a sua em casa
Você sabe preparar crepioca? A união da massa da tapioca e ovo de galinha (ou leite) é sinônimo de saúde e muita praticidade. Por isso, suas diferentes receitas ganharam espaço na alimentação das pessoas, que podem utilizar essa iguaria como uma boa alternativa para o café da manhã ou lanches intermediários. Confira algumas dicas especiais para cozinhar uma crepioca cheia de sabor e nutrientes para sua refeição.
Pelo o sabor neutro da tapioca, as combinações de ingredientes são os grandes segredos da crepioca. Por isso, as possibilidades de preparos também são enormes. Para Sheila Basso, nutricionista clínica, a versatilidade da tapioca é o que faz dela uma alternativa saudável para o nosso consumo:
“A crepioca é uma mistura da goma de tapioca com ovos e pode ser consumida no café da manhã e até mesmo nas refeições principais acompanhada de uma salada. Possui um alto teor de proteínas e você pode acrescentar linhaça na tapioca para deixá-la mais saudável, com fibras. Pode ser combinada com diversos recheios, por exemplo, frango desfiado, atum, salmão, romeu e julieta, queijo minas light e goiabada light”, indica a nutricionista.
Ainda que simples de preparar, basta misturar os ingredientes e colocar na frigideira, alguns toques especiais podem garantir um prato ainda mais saudável e saboroso. Confira!
4 dicas especiais para preparar uma crepioca deliciosa
1 – Use uma frigideira antiaderente: Não tem nada pior do que ir preparar o alimento e ficar grudado na frigideira, não é mesmo? Por isso, certifique que ela seja antiaderente e unte-a antes de acrescentar os ingredientes, garantindo assim uma crepioca uniforme.
2 – Bata os ingredientes da massa no liquidificador: Eles se juntam mais facilmente e também deixam a massa mais uniforme. Muitas pessoas não se importam de apenas misturar com o garfo no prato, como se fosse uma omelete, por exemplo, também dá certo, mas o liquidificador garante que a massa fique mais homogênea.
3 – Combine ingredientes: Para o recheio, pensar em ingredientes que se completam vai tornar o prato ainda mais especial. Exemplo de combinações tradicionais e que dão super certo: Tomate, queijo e manjericão; queijo com goiabada; peito de peru com ricota; frango com requeijão light, banana com queijo, etc.
4 – Varie nos sabores: Se pensarmos em um cardápio semanal, variar é importante. Por isso, embora optemos sempre pelos sabores que mais gostamos, diversificar as preparações ajuda a aumentar os nutrientes ingeridos no momento da refeição. Invista em proteínas, sementes e grãos, que vão completar esse quadro nutricional.
Receita saudável: crepioca de espinafre. Faça você mesmo!
Tudo o que você precisa são de 20 minutinhos para preparar a crepioca de espinafre. Feita com espinafre, castanha do Pará, queijo cottage, chia e outros ingredientes funcionais, essa receita é perfeita para as pessoas celíacas, pois não possui glúten, além de ser rica em fibras alimentares, que melhoram o trânsito intestinal e também em ferro, mineral importante na prevenção da anemia. Experimente!
*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri