Lanchinho da tarde: o que comer entre o almoço e o jantar? Veja 9 opções!
Hábito alimentar bem comum das pessoas, o tão tradicional e esperado lanchinho da tarde, aquela pequena refeição reservada entre o almoço e o jantar, é muito mais importante do que uma mera “boquinha” para disfarçar ou, até mesmo, aliviar a vontade de comer. O momento, além de ser uma ótima ocasião para relaxar, também é fundamental para mantermos uma nutrição correta, desde que, obviamente, seja feito de maneira equilibrada, moderada e coerente às demandas principais da alimentação saudável.
Seja aquela vontade de comer um docinho ou, então, um salgado mais saboroso e caprichado, o lanche da tarde é quase que obrigatório para quem pensa seguir os padrões de uma boa alimentação. Tanto que nutricionistas, nutrólogos e demais especialistas da área ressaltam sempre a importância de fazermos pequenas refeições de 3 em 3 horas por dia para manter o organismo fortalecido e em pelo funcionamento. Por isso, um lanche reforçado no período da tarde pode também ser indicado para quem vive na correria do dia a dia e não consegue se comprometer com essas regras alimentares da rotina.
Dê sempre preferência aos alimentos integrais e ricos em fibras alimentares no seu lanche!
Pensando no cardápio de lanches da tarde, é preciso enfatizar a importância de escolhermos ingredientes mais naturais, saudáveis e nutritivos possíveis. Portanto, os produtos integrais, como pães, farinhas e leites, os alimentos naturais e orgânicos, como frutas e oleaginosas, por serem ricos em fibras alimentares, são perfeitos para fortalecer o corpo, melhorar a digestão e, consequentemente, manter a saciedade por mais tempo, evitando assim o excesso de fome, a reconhecida “gula”. Veja, abaixo, uma lista com algumas de nossas receitas para um lanchinho da tarde completo, prático e altamente saudável! (Clique nos links incorporados em cada receita para acompanhar o ingredientes necessários e as orientações de preparo)
Receitas salgados e doces! O que comer no lanchinho da tarde?
Opções de lanches salgados:
– Mini pizza de berinjela com ricota
– Salpicão de cottage em pão de forma integral
– Sanduíche de pasta de abacate
Opções de lanches doces:
– Mini crostata de castanha do Pará, amêndoas, tâmaras e iogurte grego de morango
– Wafle colorido com farinha de quinua
– Panquequinhas integrais com morango e granola
Por que não devemos pular as refeições?
Mesmo com um dia a dia corrido, agitado e sem muito tempo para seguirmos à risca todos os hábitos saudáveis, a qualidade da alimentação deve ser sempre preservada. Pular refeições, por exemplo, deixar de almoçar ou tomar café da manhã para tentar compensar em outras momentos, é um erro crasso de quem busca a nutrição adequada.
Recentemente, um estudo realizado na Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, descobriu que a combinação de jejum e compulsão alimentar é uma das causas principais às falhas tão comuns no metabolismo das pessoas. Essa desordem alimentar, inclusive, resulta em problemas futuros, como a resistência à insulina que pode acarretar na diabetes.