Leite de castanha do pará: como fazer e quais são seus benefícios
Que tal fazer leite de castanha do Pará para aproveitar os benefícios da oleaginosa? É sempre bom ter opções diferentes de receitas para incluir na rotina alimentar, principalmente quando se trata de um preparo caseiro e mais saudável, como os tipos de leite. O pequeno vegetal é bem conhecido Brasil afora e cai no gosto do público pelo gosto encorpado e marcante que possui. Para saborear o alimento em forma de bebida, veja agora como fazer leite de castanha do Pará em passos simples!
Afinal, para que serve a castanha do Pará?
A Castanha do Pará Taeq é rica em benefícios para você! O vegetal ajuda a fortalecer os músculos, previne acidentes cardiovasculares e cerebrais, estimula o fluxo intestinal e ainda aumenta a imunidade do organismo. Como é uma das oleaginosas, oferece porções consideráveis de gordura insaturada ao corpo, a chamada “gordura do bem”. Preparar o leite de castanha do Pará é mais uma forma de aproveitar as vantagens que o alimento oferece!
Benefícios do leite de castanha do Pará
O consumo do leite de castanha do Pará é muito indicado para quem é intolerante à lactose, possui algum tipo de alergia ao leite de vaca ou segue uma dieta vegetariana/vegana. Acrescentar a bebida vegetal ao cardápio pode ajudar a reduzir as chances de inflamações no organismo por oferecer boas quantidades de gordura boa, além de fortalecer a imunidade. Incrível, né?
Como fazer leite de castanha do Pará
Em poucos passos, você consegue garantir o preparo completo do leite de castanha do pará. Siga as instruções abaixo:
1. Deixe 2 xícaras de chá de castanha do Pará em remolho de um dia para o outro
Antes de começar, é fundamental deixar os vegetais mergulhados na água para se livrar dos antinutrientes presentes no alimento – eles podem atrapalhar a absorção de vitaminas, proteínas e minerais no organismo – e aproveitar os benefícios da castanha do Pará. Portanto, deixe 2 xícaras de chá de Castanha do Pará Taeq demolhadas de um dia para o outro. O tempo mínimo é de 3 horas, porém o mais indicado é realizar o remolho durante a noite ou por pelo menos 8 horas.
2. Bata as oleaginosas no liquidificador com 6 xícaras de chá de de água mineral
Após escorrer a água do remolho e se livrar dos antinutrientes, leve as castanhas recém demolhadas ao liquidificador junto com 6 xícaras de chá de água mineral. Bata até que o alimento esteja completamente triturado e a bebida, homogênea. Caso queira um leite de castanha do Pará mais líquido e menos cremoso, acrescente mais 2 xícaras de chá de água mineral à receita. A bebida já apresenta um sabor excepcional, mas se você desejar, pode adicionar essência de baunilha ou xarope de bordo para adocicar o preparo!
3. Coe o leite de castanha do Pará com pano de prato e transfira para garrafa com tampa
Ao finalizar o processo no liquidificador, a bebida já está pronta para consumo! Porém, para aquelas que preferem um leite de castanha do Pará mais liso, basta coar a mistura com o auxílio de um pano de prato ou um coador de leite vegetal propriamente. Por fim, é só transferir o líquido para uma garrafa com tampa, conservar na geladeira e consumir em até 3 dias!