Macarrão sem farinha de trigo: 4 opções ótimas para celíacos
Você sabia que é possível preparar receitas de macarrão sem necessariamente usar farinha de trigo? Quem é celíaco, por exemplo, deve passar longe de pratos que contêm glúten – que geralmente significa a maioria das massas. A boa notícia é que é possível substituir a farinha de trigo e, assim, preparar macarronadas com diferentes ingredientes – até mesmo abobrinha. Quer aprender a fazer esse prato sem glúten? Nós separamos 5 ideias de macarrão sem farinha de trigo para você incluir na dieta. Confira!
1. Macarrão de farinha de arroz ao molho sugo
A primeira dica para quem quer substituir a farinha de trigo é, sem dúvidas, apostar na farinha de arroz. Além de nutritiva (fonte de proteínas e minerais como fósforo e magnésio), ela é livre de glúten e tem uma ótima textura para o preparo de massas.
Ingredientes
– 1 ½ xícara de farinha de arroz
– 5 ovos
– 1 xícara de amido de milho
– 1 xícara de fécula de batata
– 3 colheres de sopa de óleo
– ½ xícara de água
– 2 kg de tomate para molho
– 1 cebola grande
– Azeite
– Sal, manjericão e pimenta-do-reino a gosto
Para preparar a massa caseira, comece colocando a farinha de arroz, a fécula de batata e o amido de milho em um recipiente e misture. Em seguida, acrescente os ovos, o óleo e sove com as mãos até formar uma massa mais consistente. Depois, adicione a água até que a massa pare de grudar nos dedos e, então, amasse mais um pouco com a ajuda de um rolo.
Deixe descansar por pelo menos 1 hora e, depois, abra a massa, até que ela fique em uma espessura bem fina. Caso você tenha uma máquina de fazer macarrão, use-a para cortar o macarrão com mais facilidade. Já para quem não tem a máquina, basta usar uma faca para cortar o macarrão na espessura que preferir. Polvilhe um pouco da mistura de farinhas por cima da massa e reserve.
Para fazer o molho sugo, o processo é bem simples: corte os tomates ao meio e tire a parte branca e as sementes. Em seguida, coloque-os em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora. Quando os tomates estiverem quase desmanchando (e levemente queimados), tire-os e bata tudo com um mixer ou liquidificador. Depois, triture também a cebola com um pouco de água e, então, coloque-a para refogar em uma panela com azeite. Em seguida, acrescente o molho de tomate, o sal, pimenta e manjericão a gosto e deixe o molho ferver. Para finalizar, você só precisa cozinhar o macarrão e servir com o molho por cima. Fica delicioso!
2. Macarrão de tapioca
Você sabia que é possível preparar macarrão a partir da massa de tapioca? Fonte de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e potássio, o amido de tapioca é uma opção nutritiva muito indicada para a dieta de celíacos, pois é livre de glúten. A melhor parte é que você pode fazer uma macarronada bem saborosa e diferenciada usando esse alimento.
Ingredientes
– 4 colheres de sopa de farinha de tapioca
– 2 ovos
– Azeite
– Molho de sua preferência (ao sugo, à bolonhesa, pesto ou bechamel)
Preparar a receita de macarrão de tapioca é bem simples: em um recipiente, coloque os ovos, a farinha de tapioca peneirada e misture bem, até que a massa fique bem homogênea. Depois, em uma frigideira antiaderente grande, coloque um fio de azeite e, então, despeje toda a massa. Doure os dois lados (como se estivesse preparando um crepe) e, em seguida, é só enrolar a massa como um rocambole e usar uma faca para cortar tiras na espessura que você desejar. Você pode servir essa receita com o molho de sua preferência e colocar um pouco de manjericão ou pimenta por cima. Fica uma delícia!
3. Espaguete de abobrinha ao molho branco
Outra dica interessante para atender à dieta dos celíacos é recorrer à receita de espaguete de abobrinha. Neste caso, você não precisa usar nenhuma farinha substituta para fazer a massa, pois a própria abobrinha fatiada funcionará como macarrão. Essa receita também é muito indicada para o cardápio de vegetarianos, pois é bem nutritiva (rica em vitaminas e minerais) e saborosa.
Ingredientes
– 2 abobrinhas
– ½ cebola picada
– 3 dentes de alho
– Azeite
– 1 colher de sopa de manteiga
– Sal a gosto
– 1 lata de creme de leite (molho)
– 1 cebola média picada (molho)
– 500 ml de leite (molho)
– Azeite (molho)
– 1 xícara de queijo ralado (molho)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto (molho)
Para preparar o macarrão de abobrinha, o ideal é usar um cortador de legumes espiral – assim, você já corta a abobrinha em formato de macarrão. Depois, coloque o azeite em uma frigideira, refogue a cebola e o alho e, então, acrescente a abobrinha cortada, adicione o sal e refogue por uns minutos em fogo baixo. Reserve.
Agora você deve partir para o preparo do molho: em uma panela, refogue a cebola picada com um pouco de azeite. Quando ela estiver transparente e mais molinha, acrescente o creme de leite e misture por mais uns minutos. Em seguida, dissolva o amido de milho no leite e adicione a mistura à panela. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa mais um pouco. Espere o molho engrossar e, para finalizar, jogue o queijo ralado e prontinho! Despeje o molho por cima do macarrão de abobrinha que fica delicioso!
Obs.: Você também pode servir o macarrão de abobrinha apenas com alho e cebola, que já é uma opção bem saborosa.
4. Macarrão de farinha de arroz à bolonhesa
Para finalizar, nada melhor que um clássico macarrão à bolonhesa, não é mesmo? Em vez de usar a farinha de trigo no preparo da massa, a nossa sugestão é recorrer à receita base de macarrão de farinha de arroz (que é o mais usado na dieta de celíacos) e, então, incrementar com o molho à bolonhesa. Essa é uma opção bem nutritiva (rica em proteínas, vitaminas e minerais) e fica uma delícia.
Ingredientes
– 1 ½ xícara de farinha de arroz
– 5 ovos
– 1 xícara de amido de milho
– 1 xícara de fécula de batata
– 3 colheres de sopa de óleo
– ½ xícara de água
– ½ kg de patinho moído (molho)
– 1 cebola média picada (molho)
– Azeite (molho)
– 1 pote de 330 g de molho de tomate orgânico Taeq (molho)
– Água filtrada (molho)
– Sal e manjericão a gosto (molho)
Para fazer a massa do macarrão, você deve primeiro misturar bem a farinha de arroz, a fécula de batata e o amido de milho. Em seguida, acrescente os ovos e o óleo, misture por mais uns minutos até que fique uma massa mais consistente. Adicione a água aos poucos até que a massa solte completamente das mãos. Deixe-a descansar por pelo menos 1 hora e, então, use o rolo para abrir a massa em uma superfície bem lisa. Corte o macarrão da forma que preferir (com uma máquina ou faca). Coloque para cozinhar normalmente e reserve.
No preparo do molho à bolonhesa, você deve começar refogando a cebola no azeite. Em seguida, despeje o patinho moído e, então, misture até que a carne fique frita. Acrescente um pouco de sal, coloque o molho e a água filtrada até que o caldo fique na consistência que você deseja. Por fim, acrescente umas folhas de manjericão e outros temperos de sua preferência (como cominho ou pimenta-do-reino moída). Despeje o molho por cima do macarrão cozido e já pode servir. É de dar água na boca, né?
Obs.: Além de preparar a sua própria massa sem farinha de trigo, você também pode recorrer ao macarrão pronto sem glúten. Existem diferentes tipos (talharim, espaguete, parafuso e por aí vai) que têm uma massa específica (geralmente feitos com farinha de arroz) e são indicados para celíacos.