O que comer no café da manhã? Como variar a primeira refeição do dia
Saber o que comer no café da manhã nem sempre é uma tarefa fácil. Quando não há um planejamento das refeições, pensando na combinação de sabores e texturas e no aporte de nutrientes ideal para começar o dia, muitas pessoas acabam priorizando opções mais práticas de se preparar, para levar o menor tempo possível na cozinha. Porém, se no café da manhã proteínas ficam de fora, a sensação de fome vai aparecer bem antes do previsto. E se a oferta de carboidratos for pequena, pode ser que falte energia para executar tarefas. Continue lendo e descubra o que não pode faltar em um café da manhã equilibrado.
O que comer no café da manhã: variedade alimentar garante nutrientes e saciedade
A primeira refeição do dia é super importante! Quebrar o jejum involuntário que ocorre durante o sono com um café da manhã reforçado, onde frutas e cereais integrais estão presentes, é a melhor forma de obter disposição e deixar o humor em dia para encarar os desafios do dia.
É fundamental combinar fontes de proteínas e de carboidratos todos os dias, além de variar as fontes de vitaminas e minerais. Escolher frutas de diferentes cores, alternar granola e aveia, enriquecer os sucos com folhas… são muitas formas de criar um café da manhã saudável diferente todos os dias.
Café da manhã simples: opções para experimentar durante a semana
Um bom café da manhã é aquele que contém nutrientes complementares. Escolher diferentes opções dia após dia é o jeito mais fácil de manter a saúde em dia. A seguir, veja 7 sugestões de combinações bem equilibradas para o desjejum:
- 2 unidades de mini pão francês integral Taeq recheados com ovo mexido e queijo cottage, 1 pedaço de melancia baby orgânica Taeq e 1 copo de suco integral de laranja Taeq;
- 3 unidades de banana maçã Taeq cortada em rodelas com granola de castanha-de-caju e uvas passa e melado, torradas integrais com creme de ricota e 1 copo de suco de polpa de maracujá com couve e açúcar demerara;
- Salada de morango e mamão orgânicos com chia, crepioca de aveia e 1 copo de suco integral de maçã Taeq;
- Toast de abacate com ovo e suco de beterraba com polpa de acerola Taeq;
- Iogurte natural Taeq com geleia de framboesa orgânica e tapioca com cottage;
- Sanduíche de espinafre com queijo prato light e geleia orgânica de morango com suco de caju em polpa;
- Vitamina de banana com aveia e leite zero lactose e duas fatias de pão integral 12 grãos Taeq com pasta de amendoim.
Sugestões para um café da manhã vegano
Recorrer a fontes de proteína vegetais para o café da manhã é uma necessidade de quem não consome carne, ovos, leite e derivados. Com um pouco de criatividade, fica fácil criar opções de café da manhã veganas, nutritivas e diversas:
- Panqueca com farinha de quinoa com morangos e pasta de amendoim e suco de abacaxi com hortelã;
- Salada de morango, mamão e banana com farelo de aveia integral Taeq;
- Pão pita com homus de beterraba e suco de polpa de manga;
- Toast de pasta de amendoim e banana com pão integral 12 grãos e kombucha de tangerina;
- Açaí batido com banana e aveia;
- Creme de chia com frutas;
- Pão de queijo vegano com suco de graviola e uma barra proteica de cacau Qualitá.